Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Notícias

NOVA FRIBURGO RELEMBRA OS 15 ANOS DA TRAGÉDIA CLIMÁTICA DE OLHO NO FUTURO POR MEIO DE INICIATIVA PIONEIRA NO BRASIL

Data de Publicação: 8 de janeiro de 2026
Crédito da Matéria: Fernando Moreira
Fonte: Secom/PMNF

Exatos 15 anos após o capítulo mais triste de seus 207 anos de história, Nova Friburgo planeja para a próxima segunda-feira, 12 de janeiro, uma solenidade para demonstrar que a cidade superou a tragédia climática de 2011 com planejamento, estratégia, tecnologia e muito trabalho.

Olhando para o passado para relembrar o ocorrido, mas mantendo o foco no futuro a fim de minimizar os riscos de novas intercorrências climáticas, o município receberá, no dia 12 de janeiro, às 15h, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura (Praça do Suspiro), autoridades federais, estaduais, regionais e municipais. O evento marcará o anúncio da conclusão da licitação e o lançamento da pedra fundamental das obras da chamada “Barreira SABO”, uma iniciativa pioneira no Brasil, com tecnologia japonesa, para retenção de fluxo de detritos.

A iniciativa é resultado do Projeto de Aprimoramento da Capacidade Técnica em Medidas Estruturais Frente aos Movimentos Gravitacionais de Massa com Foco na Construção de Cidades Resilientes (Projeto SABO). A obra será executada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro com recursos do Orçamento-Geral da União (OGU), no valor de aproximadamente R$ 15 milhões provenientes do Novo PAC, em uma encosta no bairro Duas Pedras, na RJ-130 (Estrada Terê-Fri).

O caminho até aqui

Nova Friburgo firmou, em 15 de dezembro de 2021, um Termo de Compromisso de Participação no Projeto de Cooperação estabelecido entre os Governos do Brasil e do Japão. A implantação do projeto foi direcionada à cidade, notadamente, em razão da catástrofe climática de janeiro de 2011. Os estudos e discussões sobre a implementação em Nova Friburgo tiveram início em 2013, por meio do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Gides), com a participação de técnicos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) firmou, ainda, um Termo de Execução Descentralizada (TED) com a COPPE/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro) para o desenvolvimento dos projetos da “Barreira SABO” e das vias de acesso para sua construção e futura manutenção. Tais projetos foram alinhados com técnicos da Prefeitura de Nova Friburgo em reuniões recorrentes.

Desde então, profissionais da Secretaria de Infraestrutura e Obras e da Subsecretaria de Projetos e Inovações em Obras Públicas, com apoio das pastas de Defesa Civil e Meio Ambiente, têm participado de todas as etapas de planejamento da intervenção. O processo incluiu reuniões multissetoriais em Brasília, além da recepção de equipes da União, do Japão e do Estado do Rio de Janeiro em Nova Friburgo para visitas de campo, reuniões estratégicas e encontros on-line.

Assim, o Governo Municipal participou efetivamente das etapas de elaboração, desde o levantamento topográfico e licenciamento ambiental até a viabilização do acesso para a construção do equipamento, mediante a instituição de servidão administrativa — medida deliberada no Joint Coordination Committee de 2023, realizado em Brasília.

Após intensa discussão técnica envolvendo as equipes municipal e estadual, além de especialistas do Ministério do Desenvolvimento Regional e do Japão, a localidade da Av. Antônio Mario de Azevedo, nº 715, em Duas Pedras, foi eleita para receber as intervenções. A área reúne as características necessárias para a retenção de fluxos de detritos e é considerada de grande interesse estratégico para mitigar riscos ao Hospital São Lucas e aos imóveis do entorno.

© Copyright 2026 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Nova Friburgo/RJ