Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Notícias

ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL SERÁ FOCO DE AÇÕES NO CARNAVAL

Data de Publicação: 28 de fevereiro de 2025
Fonte: Secom/PMNF - Eloir Perdigão

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Nova Friburgo já estão nas ruas com ações preventivas durante o período de Carnaval, por meio de vários de seus equipamentos. O objetivo é conscientizar os pais sobre os cuidados com os filhos. Abordagens estão sendo feitas sobre o trabalho infantil e sobre a colocação de identificações nas crianças, para o caso de se perderem durante os quatro dias de folia.

CREAS - Um desses equipamentos é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), unidade pública da assistência social que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou rompimento de vínculos. Os atendimentos realizados no Creas fazem parte da Proteção Social Especial de Média Complexidade. A equipe atende demandas espontâneas, denúncias e realiza trabalho em rede para garantir os direitos e a dignidade das pessoas.

Em continuidade ao acompanhamento dos núcleos familiares, o Creas inclui na Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) aqueles que estejam em risco devido à vulnerabilidade social e econômica, promovendo o trabalho em rede com os vários serviços disponíveis na rede de atendimento do município. Além disso, realiza mapeamentos semanais nas ruas de Nova Friburgo para identificar crianças e adolescentes em situação de risco.

CRAS - Através de outro equipamento, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), são realizadas ações de prevenção com núcleos familiares, que são incluídos no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Nesse contexto, é feito um trabalho de fortalecimento de vínculos na Proteção Social Básica, atendendo 330 crianças e adolescentes referenciados neste equipamento.

Em setembro de 2024, o município de Nova Friburgo, por meio do trabalho do Creas, recebeu um prêmio pelo caráter continuado no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e pelas boas práticas no serviço social.

O Combate ao Trabalho Infantil - Com o objetivo de sensibilizar a sociedade brasileira, a campanha de prevenção e erradicação do trabalho infantil busca trazer à luz as infâncias invisibilizadas e “o trabalho infantil que ninguém vê”.

Para combater o trabalho infantil em tantos espaços e ambientes em que ele ocorre, é necessário "transformar os nossos compromissos em ação: vamos acabar com o trabalho infantil". No Brasil, o dia 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPeti), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, e suas entidades membros.

O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone também representa movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e erradicação do trabalho infantil.

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Nova Friburgo/RJ