Notícias
SME REALIZA MAIS UMA FORMAÇÃO PARA OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Data de Publicação: 27 de maio de 2022Fonte: Ssecom/PMNF - Maíra Queiroz
SME realiza mais uma formação para os professores da rede municipal de ensino
A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Nova Friburgo realizou nesta sexta-feira, 27, no auditório do Centro Educacional Nossa Senhora das Graças, uma formação para os professores do 1º, 2º e 3º anos de escolaridade da rede municipal com a temática: Consciência Fonológica e Rota de Leitura. Organizado pelos setores de Psicopedagogia Institucional Escolar e Coordenação dos Anos Iniciais da SME, a palestrante convidada, professora Leiriane Martins Sanches, que também é neuropsicopedagoga e orientadora pedagógica, apresentou um trabalho cientificamente comprovado e respeitado, abordando questões teóricas e práticas voltadas para o processo de alfabetização.
Mayhara Tavares Jorge, coordenadora dos Anos Iniciais, comentou que diante do retorno presencial muitos desafios foram apresentados como resultado do isolamento social e toda a dinâmica de aulas remotas.
"Precisamos nesse tempo inicial analisar vários pontos e pensar estratégias para minimizar e refletir a respeito das áreas de fragilidade no processo de aprendizagem dos alunos. Em parceria com as visitas da Psicopedagogia Institucional e Análises Diagnósticas foi possível observar que o processo de alfabetização e letramento foi o ponto mais atingido nesse período de pandemia. Por isso, em conjunto, a formação foi estruturada como estratégia de instrumentalização dos profissionais quanto às práticas pedagógicas que favoreçam a consolidação do processo de aprendizagem dos alunos."
A coordenadora da Psicopedagogia Institucional Escolar, Magali Rodrigues Pinto, comentou que um dos objetivos do setor é o trabalho com o macro campo vislumbrando atender um maior número de profissionais possíveis .
"Neste sentido, no Plano de Ação, definiu-se como uma das unidades temáticas, a abordagem da Consciência Fonológica e Rota de Leitura, face as dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita, observadas na práticas educativas anteriores, agravadas pelo período pandêmico. Dessa forma, em parceria com os Anos Iniciais, o trabalho foi desenhado por estes dois setores, objetivando contribuir com o sucesso escolar de nossas crianças."














