Notícias
5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA MULHER DE NOVA FRIBURGO REÚNE GRANDE PÚBLICO E ELEGE DELEGADAS PARA ETAPA ESTADUAL
Data de Publicação: 23 de julho de 2025Fonte: Secom/PMNF - Andressa Brauer
5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA MULHER DE NOVA FRIBURGO REÚNE GRANDE PÚBLICO E ELEGE DELEGADAS PARA ETAPA ESTADUAL
Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas”, a 5ª Conferência Municipal da Mulher de Nova Friburgo foi realizada no último sábado, 19 de julho, no auditório da Universidade Federal Fluminense (UFF), reunindo representantes da sociedade civil, do poder público, movimentos sociais, conselhos e instituições comprometidas com a pauta dos direitos das mulheres.
Esta foi a primeira conferência realizada com a Secretaria Municipal da Mulher já oficialmente criada e atuando no município – um marco histórico para Nova Friburgo. A criação da Secretaria representa uma conquista coletiva, fruto da mobilização de diversas frentes de luta em defesa da igualdade de gênero e da proteção das mulheres.
A Conferência teve como objetivo principal propor diretrizes para a construção de políticas públicas que promovam a equidade de gênero, com base nos seis eixos temáticos propostos nacionalmente:
1. O papel do Estado no enfrentamento às desigualdades sociais e na garantia dos direitos das mulheres
2. O mundo do trabalho e a autonomia econômica das mulheres
3. Educação, ciência e tecnologia, desenvolvimento sustentável e democracia
4. Saúde das mulheres, direito ao cuidado e garantia dos direitos sexuais e reprodutivos
5. Enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres
6. Poder e participação social e política das mulheres
Durante os grupos de trabalho e a plenária final, foram debatidas e aprovadas propostas que refletem as demandas locais e a realidade vivida pelas mulheres de Nova Friburgo, com foco no fortalecimento da democracia, da participação social e do controle social das políticas públicas.
A secretária municipal da Mulher, Vanderleia “Abrace Essa Ideia” Pereira Lima, apresentou à plenária a proposta da Casa da Mulher Friburguense — um projeto em desenvolvimento que visa reunir, em um único espaço, os principais equipamentos de acolhimento, proteção e promoção da autonomia das mulheres, como a sede da Secretaria da Mulher, o CREM (Centro de Referência), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, um abrigo temporário, um espaço de geração de renda e uma base da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal.
Ao final do evento, foram eleitas as delegadas que representarão Nova Friburgo na etapa estadual da Conferência de Políticas para as Mulheres, respeitando os critérios de representatividade definidos nacionalmente. Confira as eleitas:
- Vaga exclusiva para mulher negra:
• Titular: Érika Guimarães Ferreira – 26 votos
• Suplente: Magali Siqueira Pereira – 11 votos
- Vagas de ampla concorrência (sociedade civil):
• 1ª Titular: Viviane Heringer Tavares – 32 votos
• 2ª Titular: Rita Ramalho – 13 votos
• 1ª Suplente: Rosilene Barradas – 3 votos
• 2ª Suplente: Cristina Correa Peres – 2 votos
- Vaga do Poder Público:
• Titular: Romina Carvalho
• Suplente: Vanderleia “Abrace Essa Ideia” Pereira Lima (secretária da Mulher)
A 5ª Conferência Municipal da Mulher foi um espaço potente de construção coletiva, reafirmando o compromisso de Nova Friburgo com a democracia participativa e com o fortalecimento das políticas públicas para mulheres.




