Notícias
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE REUNIÃO COM PM SOBRE SEGURANÇA ESCOLAR
Data de Publicação: 25 de abril de 2023Fonte: Ssecom/PMNF - Daniele Eddie
A Secretaria Municipal de Educação promoveu uma reunião entre diretores de escolas e o comando do 11º Batalhão de Polícia Militar para dialogar sobre segurança nas unidades de Educação de Nova Friburgo. O encontro aconteceu nesta terça-feira, 25 de abril, no auditório do Complexo Educacional Nossa Senhora das Graças, em Olaria.
Inicialmente, o comandante do 11º BPM, Ten. Cel. Holanda, falou sobre o cenário da segurança pública em Nova Friburgo e destacou o fato do Município alcançar redução de índices de criminalidade por quatro semestres seguidos, tornando-se a segunda cidade mais segura do estado, segundo ranking do Instituto de Segurança Pública. O comandante ainda alertou sobre a propagação de informações sem confirmação e o hiperdimensionamento.
“Nova Friburgo é uma cidade segura, com povo pacato, e temos tudo para continuar assim. Com relação à segurança nas escolas, estamos fazendo um acompanhamento nas redes sociais, junto com a Polícia Civil e o Serviço Reservado, além da nossa Patrulha Escolar. E nosso objetivo principal de estar aqui é para tranquilizar a todos”, frisou o Comandante Holanda, que estava acompanhado pela equipe especializada Pamesp (Patrulha Escolar), do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), o subcomandante operacional do BPM, Major Fernandes e o Ten. Rodrigo, responsável pela Comunicação do Batalhão.
Já a secretária municipal de Educação, Caroline Klein, ressaltou que a Guarda Civil Municipal também reforçou a ronda nas escolas municipais, orientou sobre a manutenção dos protocolos de segurança e anunciou a aquisição de porteiros eletrônicos que devem ser entregues a partir do próximo mês e vão reforçar a segurança de todas as unidades da rede municipal. Além disso, a secretária informou que aguarda orientação do Governo Federal para aquisição de câmeras de monitoramento via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e que está fazendo um levantamento de infraestrutura para identificar pontos a serem melhorados nas escolas.
Ao final da reunião, os diretores fizeram perguntas e sugestões diretamente ao comando da PM, que sugeriu a criação de células de comunicação entre as escolas para uma rede de proteção mais integrada e atualizou os contatos telefônicos das direções para uma comunicação mais ágil entre escolas e Polícia.




