Documentos Gerais
Unidades de Conservação da Natureza
Categoria: Unidades
Secretaria(s) responsável(eis): Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável
O Município de Nova Friburgo possui em seu território cinco Unidades de Conservação da Natureza Municipais, totalmente inseridas dentro do Município e duas Unidades de Conservação Estaduais, que estão parcialmente e quase que totalmente inseridas dentro dos limites municipais.
As Unidades de Conservação estão classificadas de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC, estabelecido pela Lei 9985/2000.
As Unidades de Conservação Municipais são as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) dos Três Picos, do Pico da Caledônia, de Macaé de Cima e do Rio Bonito, além do Monumento Natural (MoNa) Pedra do Cão Sentado.
As Unidades de Conservação Estaduais inseridas no Município de Nova Friburgo são o Parque Estadual dos Três Picos (PETP) e a Área de Proteção Ambiental Estadual de Macaé de Cima (APAEMC).
As APAs, tanto as Municipais quanto a Estadual são Unidades de Conservação de Uso Sustentável, que tem como objetivo básico compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.
O Parque Estadual dos Três Picos e o Monumento Natural Pedra do Cão Sentado são Unidades de Conservação de Proteção Integral, cujo objetivo básico é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos específicos previstos na Lei.
As APAs Municipais ocupam áreas praticamente continuas que unem os distritos de Campo do Coelho, Sede, Mury e Lumiar, formando uma espécie de cinturão de Mata Atlântica que preenchem a porção sul do Município de Nova Friburgo.
O Monumento Natural da Pedra do Cão Sentado compreende todo o conjunto de grutas, cavernas e torres de rocha, que abrigam entre outros atrativos naturais, a Pedra do Cão Sentado, um dos símbolos do Município de Nova Friburgo. Localiza-se no Distrito de Conselheiro Paulino. A área é de uma riqueza geológica singular e é reconhecida internacionalmente como um ambiente de rara interação entre a biodiversidade e a geodiversidade.
O Refúgio da Vida Silvestre Amparo - REVISA, tem como objetivo assegurar a preservação das condições para a existência da fauna e da flora, incluindo as espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, além da conservação dos recursos hídricos no Distrito de Amparo (4° Distrito de Nova Friburgo).
No terrítório municipal, estão instituídas ainda 25 Reservas Particulares do Patrimônio Natural - RPPN, que são definidas pelo SNUC como sendo unidades de conservação de domínio privado, com o objetivo de conservar a diversidade biológica, gravada com perpetuidade, por intermédio de Termo de Compromisso averbado à margem da inscrição no Registro Público de Imóveis.
Todas essas áreas são de grande relevância ambiental, responsáveis diretamente pela manutenção da qualidade de vida e dos recursos naturais. Visam preservar significativos fragmentos da Mata Atlântica, ricos em fauna, flora e recursos hídricos. Apesar das diferentes categorias, todas são de grande relevância para a manutenção do meio ambiente e representam importantes atrativos turísticos municipais.
Abaixo encontram-se informações e arquivos digitais sobre as Unidades de Conservação no Município de Nova Friburgo.
Maiores informações podem ser encontradas em:
Decreto de Criação do Refúgio da Vida Silvestre Amparo - REVISA
Baixar em: PDF | TXT | CSV
Decreto de Ampliação do Parque Estadual dos Três Picos
Baixar em: PDF | TXT | CSV
Decreto de Criação do Parque Estadual dos Três Picos
Baixar em: PDF | TXT | CSV
Decreto de criação APA Estadual de Macaé de Cima
Baixar em: PDF | TXT | CSV
Decreto de criação APA Estadual de Macaé de Cima
Baixar em: PDF | TXT | CSV
Mapa das Unidades de Conservação da Natureza de Nova Friburgo
Baixar em: PDF | TXT | CSV
ESTUDO TÉCNICO PARA A CRIAÇÃO DA REVISA - AMPARO (MAIO-2024)
Baixar em: PDF | TXT | CSV


