Rede Hidrográfica Municipal

APRESENTAÇÃO

O Município de Nova Friburgo possui vasta e extensa rede hidrográfica. É em seu território que se localizam as nascentes de importantes rios do Estado do Rio de Janeiro, como o Rio Grande e Rio Macaé.

Em termos de bacias hidrográficas, o Município divide-se amplamente em 6 grandes bacias, que drenam as águas de importantes rios, cada qual com suas características particulares.

Destacam-se as bacias hidrográficas do Rio Grande, Rio Bengalas e Rio Macaé.

A Bacia do Rio Grande possui características predominantemente agrícola, sendo esta região umas das maiores produtoras de legumes e verduras da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Essa condição se torna possível devido às águas do Rio Grande. É nessa bacia hidrográfica que se localiza a maior Estação de Tratamento de Água (E.T.A) do Município, a E.T.A Rio Grande de Cima, que é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 40% da população. Parte considerável do Parque Estadual do s Três Picos também se localiza nessa bacia hidrográfica.

A Bacia Hidrográfica do Rio Bengalas, abrange a maior parte da área urbana e população do Município e drena o eixo urbano Norte / Sul, acompanhando a RJ-116 desde o limite com o Municipio de Cachoeiras de Macacu, no alto da serra, até a divisa com o Município de Bom Jardim. Nela se localiza importantes rios como o Rio Santo Antônio e o Rio Cônego com seus afluentes. Nesta bacia também se localiza uma importante E.T.A, a de Debossan, a segunda maior do Município.

A Bacia do Rio Macaé possui importantes atributos naturais, com grandes fragmentos de Mata Atlântica preservada e cachoeiras. Nela também se localizam partes de diversas unidades de conservação da natureza, a exemplo do Parque Estadual dos Três Picos e a APA (Área de Proteção Ambiental) Estadual de Macaé de Cima, além das APAs municipais de Macaé de Cima e do Rio Bonito.  As águas que drenam dessa bacia contribuem com o abastecimento do litoral Norte do Estado do Rio de Janeiro, na região do município de Macaé.

Na divisão hidrográfica do Estado do Rio de Janeiro, Nova Friburgo faz parte das Regiões Hidrográficas VII (Rio Dois Rios) e VIII (Macaé e das Ostras).

Abaixo estão disponibilizados os arquivos em formato .kml das principais bacias hidrográficas do Município de Nova Friburgo, que podem ser visualizados no software Google Earth, e também mapas das principais bacias hidrográficas do Município e do Estado do Rio de Janeiro.