NOVA FRIBURGO INICIA ENTREGA DA CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (CIPTEA) 

 

Publicado em: 05/04/2024 17:12 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Danielle Eddie

Whatsapp

 

NOVA FRIBURGO INICIA ENTREGA DA CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (CIPTEA) 

Na semana em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Assistência Social Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para a Juventude, iniciou a entrega das carteiras de identificação da pessoa com transtorno autista. Aproximadamente 200 inscritos, entre crianças, adolescentes e adultos, receberam as primeiras identificações durante solenidade de entrega realizada no Salão Social da Sociedade Esportiva Friburguense (SEF), onde funciona o Centro de Convivência da Pessoa Idosa. 

Ao todo, mais 1800 carteiras ainda serão entregues. O objetivo da iniciativa é garantir atenção integral, pronto e prioritário atendimento e acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social à pessoa com transtorno do espectro autista e seu acompanhante. 

A entrega da carteira de identificação do espectro autista cumpre o disposto na Lei Municipal 4.933/2023, de autoria do Executivo. Os interessados em receber a carteirinha ou seu representante legal devidamente identificado, devem procurar a Secretaria de Assistência Social e fazer o requerimento, apresentando a documentação necessária:  relatório médico atestando o diagnóstico e contendo o CID relativo ao transtorno, RG, CPF, comprovante de residência, tipo sanguíneo e foto.

O prefeito, Johnny Maycon; a secretária de Assistência Social, Nicole Cipriano; vereadores Vanderleia Lima, Isaque Demani e Professor Andre, além de representantes de instituições de atendimento especial e pais e beneficiários participaram da solenidade.


Imagens