Projeto Nova Friburgo Criativa mantém trabalhos mesmo durante a pandemia

 

Publicado em: 27/11/2020 15:23 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Eloir Perdigão

Whatsapp

 

Projeto Nova Friburgo Criativa mantém trabalhos mesmo durante a pandemia

Fotos - Divulgação

Projeto da Secretaria de Ciência e Tecnologia, aprovado em agosto de 2019 e coordenado pela atual secretária, Geisa Lobosco, o Nova Friburgo Criativa chegou a ser colocado em prática no mês de fevereiro deste ano para ter início junto aos cursos do Centro de Formação Profissional e Transferência de Tecnologia para a Indústria (Cevest). Foram criados cursos de artesanato, montadas turmas e elaborado o plano pedagógico. A aceitação dos cursos foi muito positiva, o que resultou em um número expressivo de inscritos. Em março, com a pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) tornou-se necessária a suspensão das aulas presenciais, mas o contato com os alunos continuou através do grupo de wathsapp e redes sociais. Foram enviados vídeos de artesanato e liberada matéria prima, incentivando e motivando a todos. A previsão do retorno das aulas está programada para fevereiro de 2021 com aulas presenciais e on-line (híbridas).
 
Algumas ações foram feitas nesse período de pandemia, como parcerias com vários empresários da cidade para doação de matéria prima, refugo e aparas, que são distribuídos entre os artesãos inscritos no curso; fornecidos tags, sacolas, laços e embalagem de presentes para os artesãos colocarem em suas peças e firmada parceria com a Casa do Artesão, no Cônego, para destinação de um espaço para os artesãos do Nova Friburgo Criativa expor e vender seus produtos.     

Outras parcerias foram firmadas: com o Senac, para participação dos artesãos do projeto em um estande na feira de sustentabilidade que acontece todo ano; com a loja Caçula, para descontos em produtos de artesanato, com o consequente convite para participação dos artesãos na tradicional feira de artesanato da Caçula no Rio de Janeiro; e com o Sebrae, para consultorias gratuitas, tanto para o Nova Friburgo Criativa, quanto para o Cevest. A secretária da pasta, Geisa, salienta que o projeto faz parte do calendário de eventos da cidade, com participação ativa dos artesãos.

Os cursos do Nova Friburgo Criativa são: produção de bonecas, técnicas de papietagem, artesanato com aparas, produção de bolsas e ecobags, bordados, customização e patch apliquê, papel e fitas e também técnica indiana com cordas e retalhos. Estes cursos são gratuitos e os materiais para produção dos artigos são fornecidos aos alunos através de doações e parcerias.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2525-9209.