Audiências públicas vão discutir recuperação da Praça Getúlio Vargas

 

Publicado em: 28/10/2020 17:24 | Fonte/Agência: SSecom - Danielle Eddie

Whatsapp

 

Audiências públicas vão discutir recuperação da Praça Getúlio Vargas

Foto: João Luccas

A Prefeitura de Nova Friburgo vai promover duas audiências públicas para apresentar o projeto de revitalização e preservação da Praça Getúlio Vargas, nos regulamentos do Termo de Ajustamento de Conduta, assinado entre o Município e o Ministério Publico Federal. As reuniões acontecerão nos dias 09 e 23 de novembro, às 19h, na Câmara Municipal, que fica na Rua Farinha Filho, nº 50, Centro. 

Ao longo dos últimos meses, o Grupo de Trabalho instituído pelo TAC 02/2015 (TAC da Praça) vem atuando para a revisão e atualização do projeto Iphan/Technische, de 2014. Entre as medidas adotadas estão a contratação da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (Fapur) para elaboração de relatório técnico e fitossanitário de cada individuo arbóreo da Praça Getúlio Vargas. 

Outro avanço conquistado foi a aquisição de um caminhão plataforma pelo Município no último mês de julho, que será utilizado no manejo de árvores por toda cidade, seguindo as diretrizes estabelecidas no Plano de Arborização Urbana. 

A audiência será aberta ao público em geral e contará com representantes de várias entidades da sociedade civil. A sua realização é imprescindível para a continuidade dos trabalhos e estava prevista para o primeiro semestre de 2020, contudo teve que ser adiada por causa da pandemia do Novo Coronavírus. Com a bandeira verde e o risco menor de contágio, ela finalmente pode ser agendada com segurança. Ressalta-se que todas as recomendações sanitárias serão cumpridas, como limite de participantes no plenário, distanciamento social e uso obrigatório de máscaras e álcool em gel.
 
Na pauta do primeiro encontro estão previstas a apresentação do projeto preliminar e conceitual da revisão do Projeto Technische, apresentação do projeto de prospecção e resgate arqueológico e apresentação do laudo fitossanitário realizado pela UFRRJ. Ainda serão coletadas contribuições dos presentes ao projeto. Já a segunda reunião, em 23 de novembro, apresentará o trabalho consolidado, já com a incorporação do que foi discutido na audiência anterior. 

Um canal virtual foi disponibilizado para receber participações populares. Por meio do endereço https://www.djoaovi.com/fundacao/tac será possível encaminhar sugestões, criticas e propostas referentes a preservação do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Praça Getúlio Vargas, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.