ATENDIMENTOS AUMENTAM MAIS DE 1.000% NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE DE NOVA FRIBURGO

Publicado em: 26/03/2024 16:25 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Bárbara Storck

Um comparativo realizado pela Subsecretaria de Atenção Básica de Nova Friburgo aponta que os atendimentos nas Estratégias de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde da cidade tiveram um aumento mais do que significativo.

Em 2019, foram registrados 90.176 atendimentos e visitas domiciliares (realizadas por médicos da família, generalistas e enfermeiros). Já em 2020, esse número caiu consideravelmente, levando em conta que estávamos em um ano pandêmico. Foram registrados apenas 37.500 atendimentos. Em 2021, o sistema voltou a registrar um aumento com 436.973 atendimentos. Novo aumento foi percebido em 2022 com 682.294. E em 2023, batemos a incrível marca de 1.050.075 atendimentos e visitas domiciliares. Um aumento de mais de 1.000% se comparado a 2019.

Segundo Alexandra Rodrigues Barbosa, Subsecretária de Atenção Básica do município, esse aumento se dá por conta da contratação de novos médicos e especialidades na atenção primária, e uma educação permanente que traz a capacitação dos profissionais da área.

"Esse aumento é importante, principalmente, para desafogar a porta de entrada do Hospital Municipal Raul Sertã, urgência e emergência. Já que a atenção primária deve ser a porta de entrada do usuário, o primeiro acolhimento e atendimento deve acontecer na atenção primária.", diz ela.

Esses dados foram recolhidos com base no sistema de atendimentos das Estratégias Básicas de Saúde de Amparo, Campo do Coelho, Centenário, Conquista, Cordoeira, Lumiar, Mury, Nova Suíça, Olaria I, Olaria II, Olaria III, Rio Bonito, Riograndina, São Geraldo, São Lourenço, São Pedro, Stucky, Terra Nova, Vargem Alta e Varginha.

E nas Unidades Básicas de Atendimento:  Sylvio Henrique Braune (Suspiro), Dr. Waldir Costa (Conselheiro Paulino), Ariosto Bento de Melo (Cordoeira), Dr. Tunney Kassuga (Olaria) e José Copertino Nogueira (São Geraldo).