SUBPREFEITURA DE OLARIA, CÔNEGO E CASCATINHA SEGUE COM TRABALHO DE MANUTENÇÃO E LIMPEZA

Publicado em: 24/03/2023 18:19 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Eloir Perdigão

Neste mês de março os trabalhos não param e as equipes da Subprefeitura de Olaria, Cônego e Cascatinha - setor da Prefeitura de Nova Friburgo que cuida da área mais populosa do município - estão sempre em ação. O subprefeito Matiel Gonçalves e os funcionários se movimentam para manutenção de redes de águas pluviais e da pavimentação das vias, além da limpeza diária.

As redes de águas pluviais receberam atenção da subprefeitura no Bairro Bela Vista, no rodo do final da Rua Bahia, com desobstrução de quatro manilhas entupidas que estouraram devido às fortes chuvas. Esse serviço foi executado em parceira com as concessionárias Águas de Nova Friburgo e EBMA (que cedeu o caminhão Vac All), além do Sanatório Naval. Na Rua Araguaia, no Loteamento Novo Lar, próximo a subida da Rua Tocantins, foi providenciada a troca de manilhas de águas pluviais e de esgoto e tubos de água, também em parceria com a Águas de Nova Friburgo e EBMA (pela cessão do caminhão Vac All para desobstrução de bueiros). O trabalho teve continuidade nos bairros Cônego e Cascatinha, com limpeza de bueiros e troca de manilhas, e Olaria, com limpeza de bueiros e recuperação das tampas.

O reparo na pavimentação das vias beneficiou os bairros Cascatinha, na altura do Cantão Suísse, com a colocação de bica corrida para futura colocação de asfalto; Sítio São Luiz, com  preparação da via para colocação de asfalto; e Cônego, na estrada do Garrafão, com colocação de bica corrida, a pedido dos moradores, além do conserto de paralelepípedos e canaletas.

A limpeza é diária, com roçada, capina, varrição e retirada de entulho descartado irregularmente nas vias públicas. Assim foi feito em Olaria, nas ruas centrais do bairro, ruas Gustavo Lira e Vicente Sobrinho, em frente ao posto de saúde; Avenida Conselheiro Julius Arp, próximo a antiga fábrica Torrington, além da limpeza da feira livre às quintas-feiras e domingos a tarde. A limpeza também foi feita no Vale dos Pinheiros, na Rua Franklin Roosevelt; Bairro Bela Vista, na Rua Bahia; Cascatinha, na Rua Tohoro Kassuga; Cônego, na Casa de passagem e na Rua Maria Francelina Barroso, próximo ao campo do Santa Luzia; e no Parque São Clemente, na Rua Jardel Hottz, próximo a sede da Inter TV.

O subprefeito Matiel Gonçalves conta com a colaboração dos moradores para que não joguem lixo ou descartem entulho nas ruas, a fim de reverter a situação de mal aspecto visual. Muitas vezes a limpeza é feita e no dia seguinte há detritos nas ruas novamente. “Com frequência, quase 30 caminhões de entulho são levados por semana para o depósito da EBMA. Não é fácil. É dever de todos saber o horário da coleta e somente descartar o lixo no horário que passa o caminhão. Conto com o apoio de todos”, frisa Matiel.