ALUNOS DA REDE MUNICIPAL FAZEM TRABALHOS SOBRE O SAGUI-DA-SERRA-ESCURO

Publicado em: 22/06/2022 18:07 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL FAZEM TRABALHOS SOBRE O SAGUI-DA-SERRA-ESCURO

A Lei Municipal nº 4.571 declara o Sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) como patrimônio da biodiversidade de Nova Friburgo e institui o dia 17 de junho, no âmbito da municipalidade, como data específica de celebrar a espécie. A imagem desse animal será vinculada como espécie bandeira da biodiversidade e dos ecossistemas da cidade, tendo em seu símbolo o ícone da conservação ambiental do município.

Algumas escolas do município de Nova Friburgo aproveitaram a semana do dia 17 de junho para trabalhar com os alunos a conscientização sobre as interações entre esta espécie nativa e as espécies invasoras de saguis. Junto com a falta de habitat, a presença de outras espécies de saguis ameaça o sagui-da-serra-escuro, colocando-o em risco de extinção. Além de invadir o seu território, competem por alimentos, espaços e formam híbridos quando cruzam a espécie nativa.

O material recebido pelas escolas foi enviado por Rodrigo Salles de Carvalho e Alessandro Antunes (equipe do Programa de Educação Ambiental, Prea) para a realização de atividades com os estudantes. "Manter uma espécie nativa significa cuidar das florestas da região. Os saguis-da-serra-escuro são importantes para mantermos as nossas florestas, o clima agradável de Nova Friburgo, a água limpa, já que eles ajudam a manter o nosso meio ambiente saudável." - comentou Rodrigo.