APAMC REALIZA ATIVIDADES COM ALUNOS DE ESCOLAS DE NOVA FRIBURGO 

 

Publicado em: 22/06/2022 14:54 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

Whatsapp

 

APAMC REALIZA ATIVIDADES COM ALUNOS DE ESCOLAS DE NOVA FRIBURGO 

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, celebrada neste mês, escolas municipais de Nova Friburgo receberam o projeto "APA na Escola", em prol da sensibilização e informações de forma didática sobre a biodiversidade, ecologia, impactos ambientais, sustentabilidade e função do guarda dentro de uma unidade de conservação. O trabalho foi feito pelos guardas–parques Izenita Brum, Ana Caroline Ouverney, Thaís Schumacker, Fabio Moura e Carla Valentim, da Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima (APAMC), com o objetivo de que os alunos conheçam seu trabalho e como esses profissionais atuam na proteção do meio ambiente.

Combate a incêndios florestais, resgate e soltura de animais silvestres, educação ambiental, resgate de visitantes e primeiros socorros são algumas das atividades que os guardas-parques exercem. Nas escolas também é feita a demonstração de ferramentas e equipamentos de proteção individual (EPIs) utilizados no combate a incêndios florestais e a exibição de um vídeo de animação que resume a relação do homem x natureza.

De acordo com a diretora Dilamar Eller da Cunha (Conjunto 2) foi um momento muito importante em que os alunos amaram as atividades práticas. Para a diretora Greidi de C. F. Boy (Conjunto 3) os alunos mostraram muito interesse no assunto sobre queimadas. 

"A palestra com os membros da APAMC foi um momento muito prazeroso para os alunos, que estavam atentos e encantados com o mostruário dos diversos animais e insetos da nossa região", concluiu a diretora Cristiane Ouverney (Conjunto 1).

Segundo Elisa Lopes Vargens, da Escola Monsenhor José Antônio Teixeira, a educação ambiental, uma das mais importantes diretrizes das unidades de conservação, tem sentido ampliado quando realizado no ambiente escolar. "Ao levar as ações para dentro da comunidade escolar, os objetivos alcançados são maiores, pois trazem um novo olhar sobre os conteúdos antes vistos teoricamente".


Imagens