SME REALIZA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL

Publicado em: 12/05/2022 17:39 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

SME REALIZA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL

Professores dos anos finais de língua portuguesa da rede municipal de ensino participaram, nesta quarta-feira, 11, do encontro pedagógico com o tema "A escola como lugar de encantamento literário". A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Nova Friburgo, com intuito também de celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna, contou com a participação da professora e doutora Márcia Pereira Veiga Bucheb, que realizou a palestra de formação para os docentes. Além disso, a Universidade São Luís, em parceria com o polo de Nova Friburgo Superior Educacional e com o município, doou livros pedagógicos e sorteou cursos de extensão para os professores participantes.

Como esse foi o primeiro encontro pedagógico presencial, Aleksandra Abinesse Ruper Vieira, professora de língua portuguesa no Colégio Municipal Odette Penna Muniz, foi convidada para iniciar a formação com uma canção ao som do violão. A música tocada foi um poema de Clarice Lispector musicado por Cazuza, intitulada "Que Deus venha". Visto que o tema da palestra era voltado à literatura.

Jorgeane da Vitória Abreu, coordenadora de língua portuguesa no município, ficou muito satisfeita com a realização do evento, pois ao convidar a palestrante, que foi sua professora na Universidade Estácio de Sá no curso de licenciatura em letras e literatura, sabia que ela teria muito a contribuir para a formação dos docentes do município. "A Márcia Veiga trouxe várias bibliografias interessantes como material de pesquisa, além de sugestões de atividades diferenciadas que visam preencher essa lacuna que ficou pós-pandemia e também resgatar o interesse dos alunos".

A professora Michelli Folly, da Escola Municipal Juscelino Kubitschek, comentou que foi um momento muito agradável. "Precisamos fazer mais vezes". Já a professora Rosiara Campos Knupp, agradeceu muito pela oportunidade e disse que foi um encontro de excelência.