PROJETO SABO REALIZA VISITA TÉCNICA EM NOVA FRIBURGO

 

Publicado em: 27/01/2022 10:21 | Fonte/Agência: Ssecom/ PMNF - Priscila Lima e Fernando Moreira

Whatsapp

 

PROJETO SABO REALIZA VISITA TÉCNICA EM NOVA FRIBURGO

Nos dias 24 e 25 de janeiro representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) estiveram em Nova Friburgo dando andamento ao Projeto Sabo (barreira de fluxo de detritos). 

Nessa visita as equipes técnicas da prefeitura, com profissionais das secretarias de Obras, Meio Ambiente e Defesa Civil, foram a campo acompanhando os representantes da Jica e do MDR. A vistoria foi no entorno da área em que o projeto será aplicado, na encosta próxima ao Hospital São Lucas.

O projeto consiste no aprimoramento da capacidade técnica em medidas estruturais contra o fluxo de detritos em foco na construção de cidades resilientes, contemplando, neste primeiro momento, Nova Friburgo.

A VISITA - Na última segunda-feira, 24, a vistoria técnica no bairro Duas Pedras partiu da base da encosta do Hospital São Lucas, percorrendo as ruas do bairro, margeando o riacho, até a foz no Rio Bengalas. Essa visita teve por objetivo levantar dados e compartilhar informações com os técnicos visitantes a respeito da drenagem local. O bairro Duas Pedras foi a área escolhida para o projeto piloto. 

O governo federal pretende construir a primeira barreira Sabo do Brasil em Nova Friburgo. Essa obra tem por objetivo proteger o prédio do Hospital São Lucas, a rodovia RJ-130 e os moradores de Duas Pedras, localizados abaixo da rodovia. Essa intervenção consiste na construção de uma grande barreira de concreto no talvegue da encosta do Hospital São Lucas para reter sedimentos (rochas, terra e árvores) que possam ser carreados sempre que se registrar fortes chuvas, como por exemplo as chuvas registradas em 2007 e 2011.  

No final da tarde de segunda-feira os representantes do MDR e da Jica estiveram no gabinete do prefeito Johnny Maycon para uma reunião, que contou com a presença também do vice-prefeito, Serginho, além dos secretários de Obras, Bernardo Verly, de Defesa Civil, major Evi Gomes da Silva, e do Meio Ambiente, Andréa Duque Estrada.

Já na terça-feira, 25, as equipes das secretarias de Obras, Defesa Civil e Meio Ambiente acompanharam novamente os visitantes até a encosta do Hospital São Lucas, desta vez na companhia de representantes do governo do estado. Essa visita foi considerada muito importante para o alinhamento de todos os técnicos envolvidos no projeto.


Imagens