Publicado em: 19/10/2021 19:00 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Guilherme Alt

FIRJAN SENAI – RODADA EXTRA: SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ABRE MAIS UMA RODADA DE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DA FIRJAN/SENAI

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para Juventude, e a Firjan/Senai ratificaram no último mês o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para oferta de cursos de qualificação profissional aos alunos enquadrados no programa de gratuidade regimental da Firjan/Senai, bem como a cooperação e parceria entre as partes para o desenvolvimento de ações.

Dos 92 municípios do estado, apenas três foram contemplados. Será estabelecida uma série de atividades com o objetivo de desenvolver os cursos de qualificação profissional. A proposta desta parceria é a implementação de um acordo de cooperação técnica com a previsão de oferecer cursos de qualificação profissional para 160 alunos do município.

Segundo o prefeito Johnny Maycon, a parceria dá aos jovens a oportunidade de capacitação profissional que talvez nunca fosse possível. “Seguimos estreitando parcerias para abrir portas e oferecer mais possibilidades às pessoas mais carentes da nossa cidade”, afirmou.

Para Marcinho Alves, secretário-geral de Governo e de Assistência Social, o acordo com a Firjan/Senai ívai possibilitar que os friburguenses possam oferecer às empresas uma mão de obra de primeira qualidade. "Essa capacitação reflete o importante trabalho que a Secretaria de Assistência Social tem feito para dar melhores condições às pessoas.Tenho certeza de que será um sucesso e que oportunidades de novas vagas e novos cursos irão surgir mais para frente", destacou.

As vagas serão distribuídas nos cursos de assistente administrativo, eletricista industrial, desenhista de construção civil, ferramenteiro de bancada ― que serão realizados na unidade da Firjan/Senai no Centro ― e mecânico de máquinas de costura, cortador de produtos do vestuário e assistente de moda - desenvolvimento de coleção, que vão ocorrer no Espaço da Moda da Firjan/Senai, situado no Espaço Arp.

A carga horária dos cursos varia de 260 a 800 horas e as aulas serão presenciais, ocorrendo em dias e horários planejados e observando as regras sanitárias e de distanciamento por conta da pandemia da covid-19.

De acordo com Kátia Polo, a parceria permitirá que jovens conheçam uma profissão e ampliem as chances de empregabilidade, visto que o Senai é uma das instituições de formação profissional preferidas das empresas. “Eles iniciam o aprendizado em uma função que pode abrir portas para entrar no mercado de trabalho. Os alunos vão utilizar toda a estrutura de laboratório e oficinas das unidades com o objetivo de aprenderem na prática essas profissões”, explica Kátia.

COMO SE INSCREVER - As inscrições começam nesta terça-feira, 19, e vão até sexta-feira, 22, das 13h às 16h, na Avenida Alberto Braune, 224, 1º andar, sala da gestão de crise. O candidato deverá estar munido do documento de identidade, CPF, comprovante de escolaridade e de residência; e deverá preencher requisitos como idade (até 24 anos), escolaridade, estar matriculado no ensino fundamental ou médio (caso não tenha concluído), ser contemplado pelo programa Bolsa Família, NIS ativo e atualizado e demais critérios avaliados pela equipe de Assistência Social.

Ao candidato com deficiência não se aplicará a idade máxima de 24 anos e deverá, sobretudo, considerar as habilidades e competências relacionadas com a profissionalização. Não poderá se inscrever para as vagas gratuitas deste programa o candidato que já tenha cursado, concluído e certificado no mesmo curso ora oferecido neste processo.

A documentação necessária neste caso é CPF (dispensável caso conste o número na carteira de identidade); quando  aluno menor de idade, também deverá ser apresentado original e cópia do CPF do responsável legal; e documento de identificação oficial com foto. Quando aluno menor de idade, também deverá ser apresentado original e entregue cópia do documento de identificação oficial com foto do responsável legal; nome social: preenchimento da ficha de solicitação, (aluno menor com presença e assinatura do seu responsável legal); comprovante do nível de escolaridade conforme exigência de cada curso distinto.

CONCLUSÃO DO CURSO - Mediante obtenção de aproveitamento e frequência, exigido o aproveitamento mínimo de 60 pontos em cada unidade curricular, além da frequência mínima de 75% do total de horas letivas do curso.