VIGILÂNCIA EM SAÚDE PARTICIPA DE SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES

 

Publicado em: 19/10/2021 17:16 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

Whatsapp

 

VIGILÂNCIA EM SAÚDE PARTICIPA DE SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES

O 11° Seminário Nacional sobre Saúde em Desastres foi realizado de 13 a 15 de outubro, de forma online. Nova Friburgo se fez representado no evento através da participação da subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, a convite do Ministério da Saúde, organizador do seminário.

Nessa edição os principais temas abordados foram “Desafios para manutenção de vigilância, preparação e resposta aos desastres, durante a pandemia de covid-19”, “As mudanças climáticas associadas às emergências em Saúde Pública” e “Vigilância dos riscos de desastres de origem tecnológica”. 
Fabíola participou do módulo “Lições aprendidas – Emergências de Saúde Pública em Desastres”, cuja apresentação de trabalhos teve como enfoque enxurradas e deslizamentos.

A representante de Nova Friburgo  apresentou um panorama de como o município ficou após a tragédia climática de 2011, mostrando números e fotos. Em seguida ela falou do colapso na cidade, com interrupção nos serviços de água, energia elétrica, telefonia, coleta de lixo e transporte público. 

Na sequência, ela falou da organização dos atendimentos emergenciais e do plano de contingência utilizado naquele momento, que contou, inclusive, com a união de esforços das equipes de profissionais do município, do estado e da União, prestando assistência nos abrigos, nas áreas sem unidades básicas de saúde ou sem acesso. Além disso, falou da elaboração de um novo instrumento de diagnóstico situacional e destacou as ações que obtiveram êxito, como nos indicadores de controle de doenças como leptospirose, diarreia e dengue. 

Como experiência adquirida, a subsecretária falou que hoje a Vigilância em Saúde de Nova Friburgo ampliou seu olhar para situações de desastres, ampliando os conceitos de riscos e vulnerabilidades, compreendendo os desastres como um processo histórico, estabelecendo, inclusive, um diálogo permanente com a população. 

Sobre a participação no seminário, a subsecretária destacou: “O tema de Emergência em Saúde Pública e Desastres é sempre relevante. É muito importante termos oportunidade de compartilhar saberes e lembrar o que vivenciamos em 2011 para estarmos sempre atentos, nos qualificando e com esse tema em pauta permanente nas políticas públicas”.