SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA MAIS UMA AÇÃO DE PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

Publicado em: 15/04/2024 17:15 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Bárbara Storck

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA MAIS UMA AÇÃO DE PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

Na última quarta-feira, dia 10, a Prefeitura de Nova Friburgo realizou mais uma ação de higiene bucal através de uma parceria entre a Coordenação de Saúde Bucal, a Estratégia de Saúde da Família de São Lourenço e o Programa Saúde na Escola (PSE), dessa vez na Escola Municipal Alcides Francisco Brantes, em Salinas.

Foram atendidos 154 alunos, do pré-escolar até o 9° ano, em dois turnos, manhã e tarde. Todos  receberam um kit de higiene bucal da prefeitura contendo escova de dentes, creme e fio dental.

Além disso, também foram realizadas orientações de saúde bucal por meio de palestras e dinâmicas, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor.

É sempre importante ressaltar a importância de ações como esta no meio escolar, na educação permanente em saúde para os alunos, bem como no impacto positivo na saúde e no bem-estar da comunidade. Nas ações, a criança tem contato com conhecimentos sobre hábitos saudáveis e, além de adquirir esses aprendizados e adotá-los no seu dia-a-dia, pode ser um meio de levar também esses hábitos para seu núcleo familiar e as pessoas com as quais ela convive diariamente. Isso favorece uma conscientização que vai além dos muros da escola e alcança a toda uma comunidade.

A prevenção é o primeiro e mais importante passo para a manutenção da saúde e evita tratamentos que podem ser mais invasivos. Por isso, todos devem se prevenir.