EM CELEBRAÇÃO AO DIA ESTADUAL DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO HIV, O PROGRAMA MUNICIPAL DE IST/AIDS/HEPATITES VIRAIS DE NOVA F

 

Publicado em: 05/04/2024 10:08 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Bárbara Storck

Whatsapp

 

EM CELEBRAÇÃO AO DIA ESTADUAL DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO HIV, O PROGRAMA MUNICIPAL DE IST/AIDS/HEPATITES VIRAIS DE NOVA FRIBURGO VAI REALIZAR AÇÕES DE INCENTIVO AO TESTE RÁPIDO PARA O HIV E SÍFILIS

O Programa Municipal de IST/AIDS/Hepatites Virais, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará, a partir do dia 8 de abril, ações de incentivo à testagem rápida para o HIV e Sífilis em todas as unidades de saúde do município, já que no dia 7 de abril é celebrado o Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV, como forma de chamar a atenção da população e dos profissionais de saúde para a importância do diagnóstico precoce. 

Segundo o “Boletim Epidemiológico HIV/Aids”, do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (DIAHV/SVS/MS), publicado em 2023, de 2007 até junho de 2023, foram notificados no Sinan 489.594 casos de infecção pelo HIV no Brasil, sendo 203.227 (41,5%) na região Sudeste. 

A taxa de detecção apresentou decréscimo de 20,8%, passando de 21,6 em 2012 para 17,1 casos/100 mil habitantes em 2022. No mesmo período, nota-se que essa redução foi mais expressiva no sexo feminino (37,8%) em relação ao masculino (10,8%). Em 2022, foram registrados 36.753 casos de aids, e a razão de sexos, expressa pela relação entre o número de casos de aids em homens e mulheres, foi de 25 homens para cada dez mulheres. Em relação ao HIV, de 2007 até junho de 2023, foram notificados no Sinan 489.594 casos, sendo diagnosticados 43.403 novos casos em 2022.  

Também em 2022, foram registrados um total de 10.994 óbitos por causa básica aids (CID10: B20 a B24), com uma taxa de mortalidade padronizada de 4,1 óbitos/100 mil habitantes. O acesso ao tratamento com antirretrovirais tem contribuído para a redução da mortalidade. A taxa de mortalidade padronizada sofreu decréscimo de 26,5% entre 2012 e 2022. Embora se observe uma diminuição dos casos de aids em quase todo o país nos últimos anos, ressalta-se que, em 2020, parte dessa redução pode estar relacionada à diminuição da testagem para o HIV e/ou à subnotificação de casos em decorrência da pandemia de covid-19.

Grande parte da população nunca se testou. Muitas pessoas recebem o diagnóstico quando já estão doentes. Por causa disso, 17% vão a óbito no primeiro ano do diagnóstico. O diagnóstico precoce torna o tratamento mais eficiente, evita doenças e garante qualidade de vida.

Conhecer o quanto antes a sorologia positiva para o HIV aumenta muito a expectativa de vida de uma pessoa que vive com o vírus. Quem se testa com regularidade, busca tratamento no tempo certo e segue as recomendações da equipe de saúde, ganha muito em qualidade de vida.

O Departamento de Vigilância e Controle das ISTs/AIDS/Hepatites Virais está incentivando a divulgação da prevenção combinada, que engloba oito formas de prevenção, que devem ser escolhidas e combinadas por cada pessoa, de acordo com cada situação vivida. São elas:
- Distribuição de Preservativo Masculino, Feminino e Gel Lubrificante
- Redução de Danos (não compartilhamento de objetos perfurocortantes)
- Testagem regular para o HIV, Sífilis e Hepatites, incluindo a distribuição de auto-teste para o HIV
- Exame de HIV e outras ISTs no pré-natal
- Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)
- Profilaxia Pós-Exposição (PEP)
- Diagnosticar e tratar outras IST
- Tratamento para todas as pessoas

Dentre as ações de prevenção, temos o Diagnóstico Precoce do HIV, o tratamento imediato dos pacientes com resultado positivo e como resultado a supressão viral após seis meses de tratamento, levando assim, a quebra da cadeia de transmissão do vírus do HIV.

Com o objetivo de promover o acesso de toda a população friburguense aos Testes Rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, o Programa Municipal de IST/AIDS/HEPATITES VIRAIS em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo a descentralização da testagem para todas as unidades de saúde do município.

Durante todo o mês de abril, as unidades executoras de testes do município estarão oferecendo os testes rápidos para toda a população, realizando ações educativas sobre o tema, e promovendo a distribuição de preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante.

Em Nova Friburgo, a realização dos Testes Rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites estão disponíveis, nos seguintes locais:

Ambulatório Bento XVI (ao lado do Colégio Nossa Senhora das Dores):
- 08/04/2022: 8h às 12h
Posto de Saúde Silvio Henrique Braune, sala 05:
- terças e quintas- feiras: às 8h e às 13h
Unidades de ESF:
- ESF RIOGRANDINA:
- ESF STUCKY:
- ESF AMPARO:
- ESF CENTENÁRIO:  
- ESF CORDOEIRA:
- ESF SÃO LOURENÇO:
- ESF OLARIA I:
- ESF OLARIA II:
- ESF OLARIA III:
- UBS TUNNEY KASSUGA:
- ESF CAMPO DO COELHO:
- ESF CONQUISTA:
- ESF VARGEM ALTA:
- ESF VARGINHA:
- ESF TERRA NOVA:
- ESF NOVA SUÍÇA:
- ESF MURY:
- ESF LUMIAR:
- ESF SÃO PEDRO DA SERRA:
- ESF SÃO GERALDO:

HOSPITAL MUNICIPAL RAUL SERTÃ:
- Direcionado aos funcionários da unidade, aos atendimentos de urgência e aos pacientes internados.

HOSPITAL MATERNIDADE MÁRIO DUTRA DE CASTRO:
- Direcionado aos funcionários da unidade, aos atendimentos de urgência e aos pacientes internados

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DA UFF:
- Direcionado aos funcionários da unidade, alunos e pacientes do ambulatório.

PASTORAL PELA VIDA NOVA FRIBURGO:
- Ponto de distribuição de Auto-Teste de HIV.

CENTRO MUNICIPAL DE REFERÊNCIA LGBTQIA+ (ANTIGA RODOVIÁRIA LEOPOLDINA):
- Ponto de distribuição de Auto-Teste de HIV e preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante.

Os testes rápidos são feitos a partir de apenas uma gota de sangue da ponta do dedo e, em aproximadamente, 15 minutos temos o resultado. Para fazer o teste não é necessário jejum ou solicitação médica, apena um documento oficial com foto e cartão do SUS. Caso deseje realizar um teste, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa e informe-se.

E ainda, a partir deste mês, iniciou-se o atendimento de PREP (Profilaxia pré-exposição sexual) no Programa Municipal IST/AIDS Nova Friburgo, e com isso, o serviço já está disponibilizando todas as metodologias de prevenção combinada para toda a comunidade.


Imagens