FOI DADA A ORDEM DE INÍCIO DAS OBRAS PARA A CONSTRUÇÃO DA UNIDADE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE LUMIAR

Publicado em: 02/04/2024 09:35 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Bárbara Storck

Nesta segunda-feira, 1° de abril, foi dada a ordem de início das obras para a construção da Unidade de Urgência e Emergência de Lumiar. Esta já era uma demanda antiga dos moradores do distrito e arredores. O projeto da unidade foi elaborado pela gestão municipal e os recursos são provenientes de emenda parlamentar do deputado Glauber Braga, cujo repasse foi recebido pelo Município na última segunda-feira, 25. O valor da obra é de R$ 894.165,42.

Hoje, a empresa responsável pela construção já iniciou a demarcação e isolamento do local, limpeza e instalação da placa sinalizadora. Estiveram presentes para acompanhar de perto o começo dos trabalhos o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon; o secretário de Saúde, Gabriel Wenderroschy; o secretário da Casa Civil, Pierre de Moraes e o vereador José Carlos Schuabb.

Inicialmente, a previsão é que a unidade funcione como pronto socorro 24h com atendimento médico e de enfermagem para casos de emergência. Para isso, ela contará com equipe de plantão 24h composta por técnicos de enfermagem, médico socorrista e condutor para veículo de saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Gabriel Wenderroschy, "essa unidade é uma conquista muito importante não só para Lumiar, mas para toda a cidade. Com essa obra pronta, vamos ter atendimento médico 24h para toda a região dos 5° e 7° distritos e começando também o nosso projeto de descentralização do atendimento de urgência e emergência do município que, hoje, é totalmente centralizado no Hospital Municipal Raul Sertã e na UPA. Nossa ideia é descentralizar e vamos começar por Lumiar, levando em conta a distância para o centro da cidade, visando também a qualidade na atendimento para essa comunidade."

O projeto da unidade foi integralmente concebido pelo corpo técnico do Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos (EGCP) e a execução será acompanhada pela Secretaria de Obras. A conclusão da obra é esperada para o segundo semestre.