Professores e alunos se reencontram virtualmente

Publicado em: 14/08/2020 10:07 | Fonte/Agência: SSecom

Após a conclusão do planejamento das atividades não presenciais, com divulgação do calendário letivo atualizado no contexto da pandemia para o ano de 2020, toda a Rede Municipal de Ensino passou a se mobilizar para pôr em prática as orientações da Secretaria de Educação (SME), atestadas pelo Conselho Municipal de Educação (CME).
Assim, centenas de professores e milhares de alunos voltaram a ter um contato mais próximo e direcionado para as atividades não presenciais, por meio da ferramenta Google Meet, até que alunos com acesso à internet passem a utilizar a plataforma Google Sala de Aula, disponível para todos os professores que se dispuserem a trabalhar com a ferramenta também. Exemplo foi a gestão da escola municipal Francisco Silveira, que mobilizou seu corpo docente para fazer contato com os alunos e diversos encontros virtuais aconteceram ao longo da semana.
A turma de 2º ano da professora Juliana, com a ajuda da auxiliar Rosane, conversou com os alunos sobre família, mais especificamente sobre pais (foto). A professora Vanilda, também do 2º ano, trabalhou com os alunos na confecção de um cartão dos pais. Tabuada foi o tema do encontro da professora Aline do 3º ano com alunos nessa quinta-feira, 13. Já a professora Fernanda, do 2º ano, trabalhou as emoções com sua turma. Outra turma do 2°ano, da professora Juliana, produziu frases também nessa quinta-feira. A turma do 1° ano, da professora Adriana Videira, com a ajuda da professora/auxiliar Carine, elaborou desenhos cujo tema foi o Coronavírus. As crianças tiveram a oportunidade de mostrar o desenho que fizeram. A turma do 5º ano, da professora Cristiane, estudou revisão gramatical, enquanto a turma do 3º ano da professora Karine Lima trabalhou o tema “medos”. Adição com número natural foi o assunto do encontro dos alunos da turma do 4º ano da professora Carine Muniz. Até mesmo a turminha do Pré-escolar II esteve conectada. Os alunos ficaram sabendo mais como se proteger da Covid-19.
Segundo a diretora da unidade, professora Adriana Miranda Ávila, até mesmo a sala de leitura foi virtualmente utilizada. “Fizemos um horário e colocamos a professora da sala de leitura como auxiliar em todas as turmas do segundo turno e aí ela entra no dia e horário em cada turma para trabalhar como se estivesse na escola”, explicou. Nesta sexta-feira, 15, acontecerá a reunião pedagógica virtual da unidade, quando a diretora agradecerá à equipe pelo empenho em se conectar com os alunos, reativando e fortalecendo vínculos, ainda que a distância.
Embora nem todos os alunos tenham se conectado, o resultado verificado na escola Francisco Silveira mostra o esforço e comprometimento dos profissionais e o empenho dos familiares para que os alunos voltem a ter contato com professores e colegas, retomando um vínculo fundamental e permitindo a ambientação nas plataformas digitais que servirão como ferramentas complementares ao conteúdo pedagógico que será desenvolvido por meio dos Cadernos Pedagógicos impressos que a SME elaborou e que passará a entregar na próxima semana.