EQUIPE TÉCNICA DA SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA VISITA O CENTRO DE OPERAÇÕES DO RIO

Publicado em: 27/02/2024 17:17 | Fonte/Agência: Priscila de Lima / Secom

Na segunda-feira, 26, uma equipe da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior da Prefeitura de Nova Friburgo realizou uma visita técnica ao  Centro de Operações Rio(COR), da Prefeitura do Rio de Janeiro, que é referência no modelo de gestão e controle operacional de monitoramento urbano. O objetivo foi de estreitar relações entre os gestores e buscar inspiração para serem aplicadas no modelo Cidade Inteligente de Nova Friburgo.

O secretário da pasta, Walter Oliveira, juntamente com o coordenador da Cidade Inteligente, Maurício Marques, e os servidores Cássio Amorim e Juliana Lira, foi recebido pelo chefe executivo - CEO, do COR, Marcus Belchior, também coronel do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião foram discutidos temas como segurança pública, mobilidade urbana e a utilização de dados para tomada de decisões estratégicas. A expectativa é que essa visita resulte em projetos inovadores que beneficiarão diretamente os cidadãos de Nova Friburgo.

Maurício Marques comentou que a comitiva friburguense foi apresentada às novas tecnologias para gestão, segurança pública, software de inteligência artificial e aspectos administrativos relacionados à expansão da central de monitoramento friburguense. "Os conhecimentos transmitidos pelo CEO contribuem significativamente para os projetos em andamento, colocando-nos na direção correta no que diz respeito à otimização de nossos projetos", salientou o coordenador da Cidade Inteligente de Nova Friburgo.

O COR é um centro de inteligência e engenharia operado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro que atua com tecnologia e inteligência artificial para garantir máxima fluidez no trânsito em toda a cidade. Atua também em prevenção e ação em situação de catástrofes climáticas, contando com parceiros em tecnologia como Google, Amazon, PUC-RJ e UFRJ, entre outros centros de excelência em ciência, tecnologia e inovação.

Na dia 19 passado foi realizada uma visita no mesmo molde à Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, objetivando uma integração maior de Nova Friburgo com as melhores práticas já executadas no município visitado.

“O propósito destas visitas, tanto a Petrópolis quanto ao Rio de Janeiro, foi aprender com eles as melhores práticas de monitoramento e controle e fazer um 'improvement' (melhoria) na nossa Central de Operações/Cidade Inteligente, trazendo para a população friburguense maior bem-estar, segurança e uma melhor qualidade de vida”, finalizou Walter Oliveira.