PRIMEIRA VISITA TÉCNICA DO PROJETO

Publicado em: 20/02/2024 13:40 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Juan Victor

PRIMEIRA VISITA TÉCNICA DO PROJETO "RIOGRANDINA RESILIENTE"

Resiliência: ato de persistir e se reinventar mesmo diante das adversidades

E se tem uma coisa que Riograndina é, essa palavra é resiliente. O distrito que atravessou o tempo e segue firme como um dos mais importantes de Nova Friburgo agora segue rumo à modernidade, o que vai se tornar ainda mais real, em breve, com o Riograndina Resiliente. A iniciativa apresentada através de um edital do Ministério das Cidades do Governo Federal está entre as seis propostas na fase final que irão conseguir financiamento através de uma cooperação entre os governos do Brasil e da Alemanha.

Representantes do Governo Federal, da GIZ Cooperação Brasil-Alemanha, e da Prefeitura de Nova Friburgo realizaram nesta segunda (19), a primeira visita técnica para implementação do Projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS), do Ministério das Cidades. O município está entre os 6 selecionados através de edital e é o único representante do estado do Rio em um processo que começou com mais de 170 cidades.

O “Cidade Presente” - iniciativa do Ministério das Cidades, prevê melhorias em infraestrutura, tendo em vista, principalmente, a prevenção e mitigação de desastres naturais. Em Nova Friburgo, o projeto deverá contar com obras de revitalização de espaços públicos, mapeamento e classificação de áreas consideradas de risco, recuperação de patrimônios históricos, entre outros.

O distrito foi escolhido dada sua importância histórica, cultural e também atual, sendo um dos locais mais populosos de Nova Friburgo.

Durante a vistoria, técnicos de diversos setores mapearam pontos da localidade que foram apontados pela própria população, e debateram possibilidades para o aproveitamento sustentável das áreas.

Na primeira fase está prevista a implantação de um núcleo de Defesa Civil Comunitário na localidade, contando, inclusive, com uma estrutura de rádio amador, o que irá facilitar a comunicação em caso de acidentes climáticos.

Estiveram no encontro a secretária de Meio Ambiente e responsável pelo projeto, Andrea Duque Estrada, o secretário de Defesa Civil, Evi Gomes, o coordenador de Gestão Integrada da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades, Marcel Sant'ana, e a assessora técnica da cooperação alemã GIZ, Ana Luiza Oliveira da Silva.