FEVEREIRO LARANJA E ROXO

 

Publicado em: 09/02/2024 16:10 | Fonte/Agência: Secom/PMNF

Whatsapp

 

FEVEREIRO LARANJA E ROXO

Neste mês, a Campanha Fevereiro Laranja e Roxo lembra a população sobre o combate da Leucemia, Lúpus, do mal do Alzheimer e da Fibromialgia

O fevereiro roxo coloca em evidência assuntos extremamente necessários, como o Alzheimer, transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória; doença inflamatória autoimune: Lúpus, ou seja, uma enfermidade que pode atingir diversas partes do corpo, com uma combinação de fatores hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais; a fibromialgia: uma doença reumatológica, que atinge o sistema locomotor. As principais características são: o aparecimento de dor muscular generalizada, aumento da sensibilidade, fadiga, alterações de sono e humor. O mês roxo visa conscientizar as pessoas sobre sintomas das doenças, permitindo o diagnóstico precoce e consequentemente melhores resultados de tratamento. 

Já o fevereiro laranja se refere à leucemia e a importância da doação de medula óssea. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), essa é uma doença que comumente ataca pessoas que tiveram contato com agentes causadores, como agrotóxicos, sílica, benzeno e xileno. Geralmente, agricultores, operários da indústria química e construção civil, trabalhadores de laboratório, mineradores são os profissionais expostos a esses produtos. 

Você, voluntário, que deseja ser um doador de medula óssea, basta se dirigir ao Hemocentro de Nova Friburgo, anexo ao Hospital Raul Sertã, realizar um cadastro no REDOME e coletar uma amostra de sangue para exame de tipagem HLA. O site redome.inca.gov.br traz mais informações sobre o assunto. Cuide-se!