Educação municipal promove jornada “Família na Telinha” visando capacitar professores e alunos

Publicado em: 10/08/2020 17:46 | Fonte/Agência: SSecom - PMNF

Para o início da segunda semana de atividades pedagógicas não presenciais, a Secretaria Municipal de Educação (SME) organizou a jornada “Família na Telinha – Corações Conectados”, que está ocorrendo no canal do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) no YouTube (is.gd/TcH3GW) desde hoje, 10, até quarta, 12, sempre das 8:00 às 12:00, cuja programação diversificada é voltada a gestores, profissionais da educação, alunos e famílias, visando à capacitação na plataforma digital Google Sala de Aula e suas várias funcionalidades. Até o início da tarde, foram identificadas quase 6 mil visualizações. O conteúdo dos três dias da Jornada “Família na Telinha – Corações Conectados” ficará disponível para consultas futuras.

O primeiro dia contou com a apresentação dos seguintes temas: “Transformação digital na Rede Municipal de Educação de Nova Friburgo”, com Marcelo Verly, secretário municipal de Educação; Loyola Bechara, subsecretário de gestão pedagógica; Alessandra Jaccoud, coordenadora do NTM e Fabiana Marreto, também profissional do NTM; “Google Sala de Aula”, com as professoras Fabiana Marreto e Regilane Schote (foto) abordando os temas “entrando no e-mail institucional”, “acessando a sala de aula virtual”, “compreendendo o uso do Google Meet” e “regras de “Netiqueta” (bons modos no chat)”; “Apresentando sua sala de aula remota”, com a professora Vânia Barbosa; “Mesa redonda sobre estudo remoto”, tendo como mediadora a jornalista Rosa Martire e como participantes Joice Vargas (mãe de aluna), Ana Luiza Vargas (aluna), Andréa Rohem (mãe de aluna) e Bruna Rohem (aluna);  “Animações produzidas no Scratch por orientadoras tecnológicas da Rede”; “Experiências de sucesso com o uso de plataforma digital”, com os professores Franciane Stutz, Jadir Fernandes e Leandro Quima; e “Aula remota de Educação Física”, com o professor Adriano Pissardo.

Para terça, 11, estão previstas as seguintes atividades: apresentação da peça “Ai, que medo do ensino remoto!”, com os professores Manoella e Rodrigo Guadagnini; “Mesa redonda sobre estudo remoto”, com a mediação da pedagoga Letícia Schelb e participações da psicóloga Inês Raquel e professoras Núbia Rodrigues (experiência prévia com aulas remotas) e Karine Lima (sem experiência prévia com aulas remotas); palestra “Tecnologias aplicadas à Educação”, com o professor Carlos Mathias (UFF); “dicas de recursos tecnológicos para aulas remotas”, por meio de animações produzidas por orientadoras tecnológicas da Rede Municipal de Educação; “aula remota de Artes”, com a professora Gisele Adame; “aula remota de Origami”, com a professora Patrícia Matsuoka e “projeto Aluno Nota 10”, com a professora Carla Almeida.

A programação será encerrada na quarta, 12, com a realização das seguintes atividades: palestra “Superando desafios em tempos de pandemia”, com o escritor e jornalista David Massena; depoimentos de alunos da rede pública sobre o ensino remoto; “agenda dos pais: como administrar o seu tempo”, com a pedagoga Letícia Schelb; “mesa redonda sobre estudo remoto”, tendo como mediadora a professora Alessandra Moraes e participações dos professores Aline Louback e Jonathan Ângelo; “próximos passos das Atividades Pedagógicas Não Presenciais da Rede Municipal de Educação de Nova Friburgo”, com os professores Marcelo Verly (SME) e Ricardo Lengruber (CME); “cuidados ergonômicos no uso das tecnologias educacionais”, com o professor Adriano Pissardo; e encerramento da Jornada Família na Telinha – Corações Conectados, com os professores Aleksandra Abinasse e Fabrício Lima e a aluna Lyvia Abreu.

Até agora, a Secretaria de Educação, por meio da subsecretaria pedagógica, já criou cerca de 20 mil contas @sme.novafriburgo.rj.gov.br e mais de 2.100 salas no Google Sala de Aula (Classroom). Para a professora Alessandra Jaccoud, coordenadora do NTM, "o uso da plataforma digital será uma grande oportunidade para alunos e professores acessarem materiais didáticos de qualidade, bem como uma oportunidade de obter conteúdo complementar e adquirir novos conhecimentos, já que muitos passarão a usar ferramentas antes desconhecidas pela maioria. Nós, do NTM, estamos à disposição para ajudar a todos que tiverem dificuldades neste momento", declarou.