Agosto Dourado: Prefeitura realiza atividades de incentivo e apoio ao aleitamento materno

 

Publicado em: 10/08/2020 16:30 | Fonte/Agência: SSecom - Rafael Barbosa

Whatsapp

 

Agosto Dourado: Prefeitura realiza atividades de incentivo e apoio ao aleitamento materno

Foto: Divulgação

Comemorada entre dia 01 a 07 de agosto, a Semana Mundial da Amamentação, teve como tema este ano: Apoiar a amamentação por um planeta mais saudável.

A Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, diante de tantos desafios em torno da pandemia mundial, intensifica as ações de promoção à saúde e o comprometimento de toda a sociedade, em favor do Aleitamento Materno. Com a organização da Subsecretaria de Atenção Básica e da Área Técnica de Saúde da Criança, Adolescente e Aleitamento Materno e Representante Rede Cegonha HMMDC, os profissionais de saúde do município, formando uma grande equipe de apoio às mães de nossa cidade, realizarão atividades destacando a importância do aleitamento materno.

“Estudos comprovam que a criança que é amamentada com o leite materno, recebe anticorpos essenciais que resultam na aquisição de maior imunidade e consequentemente de menor incidência de doenças preveníveis, além de todos os incontestáveis benefícios que este ato traz para o binômio mãe/bebê e toda sua família”, descreve a Enfermeira Renata da Silva Oliveira, Coordenadora da Área Técnica Saúde da Criança, Adolescente e Aleitamento Materno da Subsecretaria de Atenção Básica da SMS de Nova Friburgo em parceria com a Enfermeira Beatriz Maria Teixeira do Banco de leite Humano e representante da Rede Cegonha no Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro.

Ações de conscientização durante o mês

As ações se estenderão ao longo do mês nas Unidades de Saúde através de painéis e murais comemorativos, intensificação das orientações às gestantes, puérperas e sua família, distribuição de cartilhas para os profissionais da Atenção Primária em Saúde e do Hospital Maternidade Drº Mário Dutra de Castro (HMMDC).

No dia 12, virtualmente, ocorrerá uma capacitação para servidores, a equipe de Educação Permanente da Subsecretaria de Atenção Básica trará a Amamentação como tema nas seguintes abordagens com a participação de convidados:

1-            SMAM 2020 - Amamentação por um Planeta Saudável: Drª Rosane Siqueira Pediatra e Membro do Grupo Técnico Interinstucional de Aleitamento Materno SES/RJ ;

2-            Amamentação em Tempos de COVID-19 – Enfª Beatriz Maria Teixeira: Representante da Rede Cegonha no HMMDC e Enfermeira do Banco de Leite Humano de Nova Friburgo e

3-            A importância da Sala de Vacina BCG e do Serviço de Puericultura para o Aleitamento Materno: Enfª Renata da Silva Oliveira – Representante da Área Técnica de Saúde da Criança, Adolescente e Aleitamento Materno do município. A amamentação é uma responsabilidade universal para um modo sustentável desde o início da vida!