NOVA FRIBURGO TERÁ PRIMEIRO FÓRUM DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA NO PRÓXIMO DIA 23

Publicado em: 17/11/2023 17:50 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Priscila de Lima

NOVA FRIBURGO TERÁ PRIMEIRO FÓRUM DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA NO PRÓXIMO DIA 23

Na próxima quinta-feira, dia 23, a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, e a Superintendência de Iluminação Pública e Eficiência Energética (SEENEMAR) realizarão o Primeiro Fórum de Iluminação Pública de Nova Friburgo. O evento acontecerá no Auditório da Secretaria de Educação, com entrada gratuita mediante credenciamento.

A Secretaria de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro pretende mapear os parques de iluminação pública dos 92 municípios fluminenses, tendo como objetivo traçar um diagnóstico dos parques de iluminação pública e auxiliar gestores municipais a modernizarem suas redes.

Em Nova Friburgo, a Secretaria de Serviços Públicos vem trabalhando intensamente neste setor, a fim de assegurar a iluminação pública no município e entregar à população um trabalho que atenda adequadamente as demandas. A secretaria vem desenvolvendo um estudo para que, futuramente, o serviço possa apresentar mais tecnologia e eficiência na execução.

“O Fórum de iluminação pública é um importante espaço para que as nossas cidades da região serrana possam debater sobre a modernização dos parques de iluminação, garantia da segurança e melhoria da qualidade de vida da população. A ideia é também apresentar as tecnologias voltadas para as cidades inteligentes como o monitoramento por câmeras e redes wi-fi 5G” – comentou o secretário de Serviços Públicos, Marcelo Silva.

O prefeito Johnny Maycon destacou que, certamente, a realização do fórum em Nova Friburgo será um momento muito produtivo, sendo uma oportunidade para compartilhar experiências e discutir políticas públicas voltadas ao desenvolvimento tecnológico com modernidade dos parques de iluminação da cidade. Deste modo, visando garantir o melhor atendimento à população, com uma iluminação pública qualificada e que atenda os preceitos de sustentabilidade.

“Agradecemos o Governo do Estado por escolher o município de Nova Friburgo para sediar esse Fórum Regional de Iluminação Pública. Nova Friburgo sempre se coloca à disposição para refletir, discutir e avançar em ideias e propostas visando o progresso das nossas cidades aqui da região serrana” – salientou Johnny Maycon.

Confira a programação:

9h – Credenciamento;
9h30 – Abertura com a presença de autoridades;
10h30 – PAINEL 1 – Perspectivas do Mercado de Concessões de Iluminação Pública;
11h30 – PAINEL 2 – Aspectos Jurídicos na Modelagem de Projetos;
13h – Almoço;
14h -  PAINEL 3 – Políticas públicas de eficiência energética para as cidades;
15h30 – PAINEL 4 – Fronteiras tecnológicas – Transição para cidades inteligentes;
16h30 – Encerramento.