DIA NACIONAL DOS OSTOMIZADOS: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE OFERECE SUPORTE COM ENTREGA DE INSUMOS NECESSÁRIOS

Publicado em: 17/11/2023 17:04 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Gabriela Gouvêa

O dia 16 de novembro trata de um assunto muito importante que ainda é alvo de preconceitos e desinformações. O Dia Nacional dos Ostomizados tem como objetivo explicitar as condições de saúde dessas pessoas combatendo qualquer tipo de discriminação.

A ostomia (ou estomia) é um procedimento realizado para desviar o fluxo da eliminação de urina e fezes por um novo caminho, seja de forma temporária ou definitiva. Através da abertura de um orifício, que é realizado cirurgicamente, é implementado uma bolsinha que servirá como uma via alternativa para o corpo descartar o que é necessário.

Esse procedimento cirúrgico é necessário em diversos casos, como pacientes com doenças crônicas-degenerativas, inflamatórias, malformação congênita, traumas abdominoperineais e neurológicas. Os tipos mais comuns são ostomias associadas à zona do intestino e da bexiga.

Em Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Saúde oferece o suporte a essas pessoas, com a entrega dos insumos necessários. Às terças e quintas, na parte da manhã, no Ambulatório do Hospital Municipal Raul Sertã, são realizadas as retiradas das bolsas de colostomias e de materiais de curativos, além das orientações pelo profissional da saúde.