NOVA FRIBURGO PARTICIPA DO PROJETO AIDS AVANÇADO DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Publicado em: 17/11/2023 16:59 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Gabriela Gouvêa

O Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis / AIDS da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo foi um dos pioneiros em todo país a implementar o Projeto AIDS Avançado do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Na última quinta-feira, 16, a equipe da Gerência Estadual da IST da capital esteve no município friburguense para acompanhar o trabalho realizado.

O projeto tem como objetivo qualificar a assistência às pessoas que vivem com HIV, principalmente os casos de quadro avançado. A prioridade é a redução do tempo entre o diagnóstico, o início das profilaxias e o tratamento, favorecendo, assim, a diminuição da morbilidade. Até o momento, 40 pessoas já realizaram exames recebidos pelo programa

Lembrando que o programa de Nova Friburgo é destaque em todo o Brasil. Há quase um ano, os profissionais da Subsecretaria de Vigilância em Saúde que realizam esse serviço foram reconhecidos e certificados por não possuírem registros de nascidos vivos positivos com HIV na cidade há 13 anos.