Educação inicia atividades não presenciais na próxima semana conectando corações

Publicado em: 31/07/2020 09:08 | Fonte/Agência: Secom / Secretaria de Educação

A partir da suspensão das aulas no contexto da pandemia da Covid-19, a Educação, no mundo todo, se deparou com um enorme desafio, que se mostrou ainda maior para a rede pública no caso do Brasil. Em Nova Friburgo, não seria diferente. A solução encontrada pela rede particular, de dar sequência ao ano letivo por meio de plataformas virtuais, foi natural, mas a baixa conectividade das famílias da rede pública municipal dificulta sobremaneira a adoção de novas formas de ensino-aprendizagem.

Após amplo e profundo debate entre os entes que compõem o ecossistema educacional de Nova Friburgo, em especial a partir do diálogo estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) junto ao Conselho Municipal de Educação (CME) e através da criação de um comitê específico para debater como aconteceriam as atividades pedagógicas não presenciais, foi concluído e aprovado, em 16 de julho, e divulgado para diretores, dirigentes e profissionais,  o Plano de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (PAPNP) da SME para o ano letivo de 2020.

Para superar a dificuldade de acesso à internet pelos alunos, ficou definida a produção de apostila impressa, a ser distribuída nas próprias unidades escolares, cuja licitação foi realizada nessa quarta, 29. O início da entrega está previsto para a segunda semana de agosto. Facultativa e paralelamente, professores que se dispuserem poderão utilizar a plataforma Google Classroom (Sala de Aula), para a qual estão sendo capacitados pela própria SME, por meio do Núcleo de Tecnologia Municipal, junto aos alunos que disponham de acesso à Internet. Todos os materiais impressos também serão disponibilizados pela SME em formato digital para serem postados pelos professores nessa plataforma.

As atividades pedagógicas não presenciais serão divididas em três fases. A primeira, que ocorrerá entre 03 e 08 de agosto, prevê ações de “acolhimento, com cautela, carinho, empatia e respeito”, nas palavras do secretário municipal de Educação, professor Marcelo Verly. Serão oferecidas atividades reflexivas, lúdicas e culturais, bem como voltadas ao desenvolvimento de competências socioemocionais, por meio de diversas lives. A segunda fase será desenvolvida com a realização das atividades constantes do Caderno Pedagógico 01, idealizado pelas coordenações do nível central da SME. E a terceira envolverá a confecção e distribuição do Caderno Pedagógico 2, elaborado pelos professores de cada segmento de forma colaborativa. Ajustes poderão ser feitos à medida da implementação do Plano.

A retomada do ano letivo terá a Aula Magna virtual do teólogo, educador e escritor Leonardo Boff, que abordará “Educação em tempos de pandemia: desafios e oportunidades”, no dia 03 de agosto. Outras lives estão programadas, também, com a participação de profissionais renomados da educação brasileira, como Cláudia Costin, gestora pública e ex-secretária de Educação no município do Rio de Janeiro; Gaudêncio Frigotto, educador e filósofo; e Zacarias Gama, educador e historiador, marcadas para a primeira semana de retomada. As transmissões contarão com a mediação do secretário municipal de Educação, professor Marcelo Verly, e do presidente do CME, professor Ricardo Lengruber.

Para o secretário, existem muitos desafios a serem superados, mas a pandemia também trouxe oportunidades, tais como a ampliação do diálogo entre profissionais e entes representativos do sistema educacional; a possibilidade de avançar na transformação digital, repensando o modelo educacional; além de lives de excelente conteúdo. “A Educação, de forma geral, sempre teve muitos desafios e agora, mais do que nunca, estamos enfrentando um momento único, mas que traz consigo inúmeras oportunidades. Nossa rede municipal de ensino, por sua qualidade e tradição, estará à altura desse que é o maior desafio de nossa geração: iniciar a reversão das perdas decorrentes da pandemia junto aos nossos alunos e conter o aprofundamento das desigualdades educacionais”, declarou Verly.

“É um momento de conexão emocional, pessoal e acadêmica. A Internet é uma ferramenta importante, mas não podemos perder o foco do mais essencial na Educação: o contato direto entre professor e aluno. É nele, independente do meio que se utilize, que nossas crianças aprendem e se desenvolvem. Temos recebido vários relatos sobre a falta que nossos alunos sentem dos seus educadores, muitos dos quais já vinham mantendo contato mesmo durante a pandemia”, ressaltou o prefeito Renato Bravo a respeito do início das atividades pedagógicas não presenciais.

O prefeito considerou a programação da retomada do ano letivo muito bem elaborada e elogiou a iniciativa de incluir, na primeira semana, o Festival de Inverno On-line, organizado pela Dellarte, que será realizado de 05 a 09 de agosto, incluindo programações para o público infantil.