DIA MUNDIAL DO DIABETES: PREFEITURA ADQUIRE FREESTYLES PARA PESSOAS DE 4 ATÉ 19 ANOS INSCRITAS NO PROGRAMA MUNICIPAL

 

Publicado em: 14/11/2023 17:39 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Whatsapp

 

DIA MUNDIAL DO DIABETES: PREFEITURA ADQUIRE FREESTYLES PARA PESSOAS DE 4 ATÉ 19 ANOS INSCRITAS NO PROGRAMA MUNICIPAL

Nesta terça-feira, 14, é comemorado o Dia Mundial do Diabetes e, nesta data, visando ampliar a assistência às pessoas com diabetes, a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu FreeStyle Libres, que realiza monitoramento de glicose para pessoas com diabetes tipo 1 inscritas no programa municipal.

O FreeStyle foi desenvolvido para dar fim aos incômodos gerados pela medição da glicose. Os diabéticos receberão um sensor, que ficará localizado no braço, e um leitor compacto e portátil, que ao ser aproximado do sensor apresenta os dados glicêmicos das últimas oito horas e uma seta que aponta a tendência indicando se a glicose está subindo, baixando ou estável. 

Inicialmente, os equipamentos serão disponibilizados para os inscritos no programa até março de 2023, quando o pedido de compra dos FreeStyles foi realizado pela gestão. Serão entregues para pessoas com 4 até 19 anos, que é um dos grupos que mais sofre com a conferência da glicemia realizada com a agulha. 

Agora, a Secretaria Municipal de Saúde irá ampliar o acesso ao equipamento para os inscritos no programa após março que são dessa faixa etária e, posteriormente, aos idosos, que também são mais sensíveis aos furos. Para se inscrever é necessário ter um encaminhamento médico do posto de saúde de referência do bairro onde o paciente reside.

A secretária Municipal de Saúde, Nicole Cipriano, reconheceu que esse é um passo importante para a saúde pública friburguense. “Acredito que esse é um grande avanço para essa parte da população que, muitas vezes, é invisibilizada e sofre com o preconceito da desinformação”, ressaltou ela. 

Esta é a primeira vez que os inscritos do programa receberão um equipamento que simboliza o avanço da tecnologia no tratamento ao diabete em Nova Friburgo. A entrega deve ser realizada ainda neste mês.