CACHOEIRA INDIANA JONES: PONTO TURÍSTICO DE BOA ESPERANÇA ESTÁ INTERDITADO

Publicado em: 14/11/2023 12:17 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Danielle Eddie

CACHOEIRA INDIANA JONES: PONTO TURÍSTICO DE BOA ESPERANÇA ESTÁ INTERDITADO

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Defesa Civil e sua Superintendência de Operações, interditou o acesso de banhistas à conhecida Cachoeira Indiana Jones, em Boa Esperança, no distrito de Lumiar. A interdição está em vigor desde o mês de junho passado, tendo a área sido bloqueada pelo proprietário após ser notificado. E como a frequência de turistas na região aumenta por ocasião do calor, a Secretaria Municipal de Turismo está comunicando a interdição, além de alertar aos frequentadores que procurem outros locais para banhos de rios e cachoeiras.

A interdição atende a uma solicitação do Ministério Público e efetivada após vistoria da Defesa Civil por motivo de descalçamento com tombamento de rochas no trecho do ‘cânion’ da cachoeira. Conforme boletim do órgão, o fato ocorre devido ao processo natural e geológico, pois suas juntas de alívio (descontinuidade) rompem no sentido horizontal e vertical do maciço rochoso, por ação de intemperismo, por raízes de vegetação em suas fraturas e pressões hidrostáticas, oriundas de variações térmicas da localidade, consequentemente gerando desconfinamento lateral das rochas, provocando queda livre do maciço rochoso.

Por ocasião da expedição do boletim, a Defesa Civil sugeriu o isolamento da área e a sinalização dos riscos geológicos da localidade, além de medidas estruturais de engenharia  para mitigar o risco de queda e tombamento da rocha. O fato foi também comunicado à superintendência regional do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Uma placa foi afixada no local nas proximidades da cachoeira informando sobre o risco geológico e da interdição desse ponto turístico natural de Boa Esperança.