SECRETARIA DE CULTURA REABRE PONTO DE CULTURA E CIDADANIA DE RIOGRANDINA NO PROXIMO DIA 14

 

Publicado em: 10/11/2023 17:41 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Daniele Eddie

Whatsapp

 

SECRETARIA DE CULTURA REABRE PONTO DE CULTURA E CIDADANIA DE RIOGRANDINA NO PROXIMO DIA 14

Espaço vai oferecer cursos gratuitos de artes, linguagens, esportes, entre outros

Os moradores de Riograndina e região estão prestes a recuperar um importante instrumento de desenvolvimento social. A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Cultura, reinaugura o Ponto de Cultura e Cidadania de Riograndina na próxima terça-feira, dia 14 de novembro, às 13h. No espaço serão oferecidos diversos cursos gratuitos do projeto Emancipa Rio. 

Como a sede que fica no Casarão de Riograndina terá as obras de recuperação iniciadas nos próximos dias, o  Ponto de Cultura e Cidadania vai funcionar em um imóvel alugado na Rua Mathias Pereira Borges, nº 98. 

A solenidade de reinauguração será também de acolhimento, oferecendo uma prévia das atividades realizadas no Ponto. Alunos do 6º ano do Colégio Estadual Emília Roschemant participarão de uma contação de histórias musical, com a professora e multiartista Tuini, e uma roda de capoeira coletiva com o Mestre Caroço. 

Para oferecer os cursos gratuitos à comunidade, a Secretaria de Cultura firmou um acordo de cooperação com o projeto Emancipa Rio, iniciativa da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, implementada por meio de parceria entre a UERJ e FAETEC. Serão disponibilizadas aulas de teatro, dança de salão, capoeira, boxe, inicialização musical, reforço escolar e pré-vestibular social. Numa parceria com as bandas Euterpe e Campesina, também será oferecia aula de música. As inscrições serão abertas na próxima quinta-feira, dia 16 de novembro, das 9h às 18h, no próprio Ponto de Cultura e Cidadania de Riograndina. 

SOBRE O EMANCIPA RIO
O projeto Conhecimento e Emancipação Social (Emancipa Rio) tem por objetivo oferecer um conjunto de atividades culturais, esportivas e educacionais, incluindo pré-vestibular social, reforço escolar e educação empreendedora, entre outras. As atividades do novo Polo serão realizadas no próprio campus da Uerj em Nova Friburgo, localizado nas antigas instalações da fábrica Filó, e em outros espaços como o Ponto de Cultura e Cidadania do distrito de Riograndina.