SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA PALESTRA SOBRE PLANTAS MEDICINAIS

Publicado em: 08/11/2023 16:34 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Gabriela Gouvêa

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA PALESTRA SOBRE PLANTAS MEDICINAIS

Nesta quarta-feira, 8, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Nova Friburgo, através da Coordenação de Controle de Tabagismo e da Educação Permanente, realizou uma palestra sobre Práticas Integrativas e Complementares (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS), focando no uso das plantas medicinais, que ocorreu no auditório da Oficina Escola de Artes.

Participaram da roda de conversa profissionais da Atenção Básica, como médicos de família, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários de saúde, da Vigilância em Saúde, como fiscais da Vigilância Sanitária e programas pertinentes à divisão, Coordenação de Farmácia e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A palestra ‘’Dedo de Prosa sobre Plantas Medicinais’’ foi realizada pelo coordenador responsável técnico do Horto Escola do Fórum de Itaboraí, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Petrópolis, doutor Sérgio Monteiro. A atividade foi dividida em duas etapas, uma com explicação técnica e teórica e outra com a prática do conhecimento de algumas plantas que ali foram apresentadas.

As PICS foram discutidas visando capacitar os profissionais sobre a prevenção de agravos à saúde e promoção da recuperação de pacientes através da conexão de laços terapêuticos entre seres humanos, meio ambiente e sociedade. Também foi colocado em pauta o acesso às plantas medicinais no SUS, por meio da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume).

Na última terça-feira, 7, doutor Sérgio e a equipe da Prefeitura de Nova Friburgo estiveram no horto municipal realizando uma visita técnica para avaliação de áreas possíveis para cultivo de plantas medicinais destinadas ao sistema de saúde. O próximo encontro será realizado no dia 21 de novembro com membros do Instituto Vital Brasil como palestrantes.