PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO SE MOVIMENTA PARA APRESENTAR PROJETOS AO NOVO PAC

Publicado em: 17/10/2023 16:24 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Eloir Perdigão

PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO SE MOVIMENTA PARA APRESENTAR PROJETOS AO NOVO PAC

Em reunião realizada em formato online no último dia 9 com prefeitos e representantes do Ministério das Cidades, entre outros ministérios, o governo federal apresentou os editais do programa Novo PAC Seleções, quando iniciou o período de inscrições de projetos dos municípios e estados. O prazo se encerra no dia 10 de novembro. Os investimentos do novo PAC Seleções serão para realização de novas obras em áreas como saúde, educação, mobilidade, qualidade de vida e acesso a direitos. Os editais já têm reservados R$ 136 bilhões para as obras. Há ainda a possibilidade de ampliação de recursos por meio de emendas parlamentares.

E claro que a Prefeitura de Nova Friburgo quer um naco desses valores do Novo PAC. E, para isso, o secretário da Casa Civil, Pierre Morais, vai se reunir com os demais secretários municipais ainda esta semana para seleção de projetos a serem apresentados. Ele já esteve em Brasília recentemente tratando do assunto em diversos ministérios e também participou da Caravana Federativa realizada na cidade do Rio de Janeiro logo depois.

OS PONTOS PRINCIPAIS – O Novo PAC contempla vários pontos, como centros comunitários esportivos, creches e escolas em tempo integral, patrimônio histórico (com benefícios para a Praça Getúlio Vargas), contenção de encostas - a prefeitura tem vários projetos - e drenagem urbana – incluindo a região do Prado -. A exemplo das obras em execução no centro de Nova Friburgo, conseguidas junto ao governo do estado, agora as atenções se voltam ao governo federal.

Outros projetos poderão ser agregados e vinculados ao programa Novo PAC, como da área de mobilidade urbana, regularização fundiária, renovação de frota, resíduos sólidos e da área de saúde.

Pierre acredita que no prazo de 10 de novembro, embora curto, a Prefeitura de Nova Friburgo possa apresentar todos os projetos que precisa. Alguns já prontos e outros em elaboração. O secretário da Casa Civil, ao reunir os demais secretários, vai apresentar os materiais de orientação de sua secretaria visando a apresentação dos projetos e documentos necessários. “É uma verdadeira força-tarefa e eu vou chamar os secretários para estarem aqui na Casa Civil. O governo municipal tem que trabalhar isto como prioridade”, encerrou Pierre, externando suas expectativas em grandes investimentos em áreas distintas no município de Nova Friburgo.