FORMAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

 

Publicado em: 11/10/2023 15:46 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Ana Clara Gravino

Whatsapp

 

FORMAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

A Secretaria Municipal de Educação , por meio do Setor de Psicopedagogia Institucional Escolar,  coordenado pela professora Magali Pinto Rodrigues, realizou, na última semana, no Auditório do Prédio da Oi, um Encontro de Formação com os orientadores educacionais e professores do Projeto Siga , coordenado pela professora Roberta Cristane . A temática tratou  Questões Emocionais que interferem no processo de ensino-aprendizagem.  A palestra foi ministrada pela professora, psicopedagoga e pedagoga, Solange Stutz . Participaram do encontro,  profissionais da educação, que compartilharam reflexões,  opiniões e exemplificações de questões do cotidiano escolar. 

Durante a palestra, foram debatidas questões que envolvem o fazer pedagógico , no sentido de entender que a criança se reconhece na expectativa que o outro tem dela , fazendo necessário um trabalho que leva em conta a família,  o social e a arte , além do reconhecimento de que o professor faz a diferença na vida da criança. Aliado a estas questões,  a palestrante também citou a autoimagem e a percepção e deu destaque à teorias de diversos autores, como por exemplo, o de Haward Gardner. 

O objetivo da abordagem deste tema foi oferecer aos orientadores educacionais e professores do Projeto Siga um aporte teórico capaz de provocar o de que aprender envolve  vários aspectos,  entre eles o cognitivo, físicos,  afetivos e sociais.

A Equipe da Psicopedagogia Institucional Escolar , bem como a Coordenadora do Projeto Siga,  compartilham da ideia de Benjamin Franklin   : Diga-me e eu esquecerei,  mostra-me e eu lembrarei,  envolva-me e eu esquecerei ".


Imagens