SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEDIA ENCONTRO COM SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE MUNICÍPIOS VIZINHOS SOBRE O SAEB

Publicado em: 05/10/2023 17:37 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Ana Clara Gravino

Na tarde desta quinta-feira, 05, foi realizado no Auditório do Prédio da Oi, um encontro com secretários municipais de Educação sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A reunião foi conduzida pela Diretoria Regional Pedagógica Serrana II, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Estiveram presentes no encontro, a secretária de Educação de Nova Friburgo, Caroline Klein, o diretor Regional Pedagógico, Professor Joselito Currial das Chagas, a superintendente de Avaliação e Acompanhamento do Desempenho Escolar, Rosana Mendes, o superintendente em Gestão das Regionais Pedagógicas, Wesley Neves, a coordenadora Estadual do Ensino Fundamental e articuladora do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Rita de Cássia Manhães, o secretário Municipal de Educação de Cachoeiras de Macacu, presidente da União dos Dirigentes Municipais da Educação e vice-presidente da Região Sudeste da Undime, Osório Luiz Figueiredo Souza, a coordenadora do Polo de Bom Jardim, Duas Barras, Carmo e Sumidouro, Profª Marilza Pires, a coordenadora do Polo de Nova Friburgo, Karine Merecci, o coordenador do Polo de Cachoeiras de Macacu, Prof. Thiago Palma, além de secretários e/ou responsáveis pelas avaliações externas dos municípios vizinhos.

O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. Além disso, a Avaliação também permite que as escolas, as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes.

O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O encontro teve como principal objetivo fortalecer o regime de colaboração entre o Estado e os municípios para incentivar os alunos a participarem destas Avaliações, aumentando o Ideb de cada município.