SECRETARIA DE TURISMO AVALIA COMO “EXCELENTE” A PROMOÇÃO DE NOVA FRIBURGO NA ABAV EXPO

Publicado em: 02/10/2023 17:57 | Fonte/Agência: Secom/PMNF

Ao longo dos três dias de realização da 50ª edição da ABAV Expo, evento promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), na capital do estado, Nova Friburgo esteve representada no estande da Setur/TurisRio, com material promocional sobre o turismo da cidade, bem como a divulgação dos dois próximos eventos: o Festival do Morango com Chocolate e Festa da Flor; e Um Encanto de Natal: Fábrica de Sonhos.

A ABAV Expo contou com fluxo intenso de pessoas, em sua maioria profissionais do segmento turístico, além de expressiva diversidade cultural, de faixa etária e região, de todo o território nacional e até internacional.

Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Turismo avalia que a receptividade do público em relação a Nova Friburgo enquanto destino turístico foi excelente, considerando que a ABAV atingiu uma de suas principais metas, que é a integração entre os destinos e os agentes de viagem que promovem a geração de negócios.

Na área intitulada “Vivências do Rio”, Nova Friburgo também foi representada por três artesãs que integram a Casa do Artesão e tiveram inúmeras oportunidades de venda, troca de contatos e aprendizado de novos saberes e fazeres.

A gastronomia foi representada pelo morango produzido em solo friburguense. A rota cervejeira regional também foi promovida nesse setor, sendo um importante vetor de desenvolvimento para a Região Serrana.

Para além da promoção e marketing turístico, a ABAV Expo também contou com ações voltadas a capacitação do trade, através de palestras sobre temáticas diversas, como, por exemplo, inovação, tecnologia, sustentabilidade, inclusão, vendas, ESG (Environmental, Social and Governance, que significa “Ambiental, Social e Governança”, em tradução livre), dentre outras.

O que é a ABAV?

A ABAV é a entidade mais representativa do turismo brasileiro. Sua credibilidade e força, junto a todos os elos que compõem a dinâmica cadeia produtiva do setor, resultam de atividades intensas, empreendidas em mais de 65 anos de atuação.

Desde a sua constituição, a ABAV norteou e liderou ações que contribuem com o desenvolvimento do turismo nacional, superando dogmas, vencendo desafios e consolidando avanços.

Com a criação do Ministério do Turismo, em janeiro de 2003, a ABAV passou a integrar o Conselho Nacional de Turismo, renovando sua condição de polo catalisador dos diferentes segmentos e nichos do mercado.

No ano que vem a ABAV Expo será realizada em Brasília, no Distrito Federal, retornando em 2025 para a cidade do Rio de Janeiro.