CONSELHEIROS TUTELARES ELEITOS NO DOMINGO TOMAM POSSE EM JANEIRO DO PRÓXIMO ANO

Publicado em: 02/10/2023 17:52 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Eloir Perdigão

CONSELHEIROS TUTELARES ELEITOS NO DOMINGO TOMAM POSSE EM JANEIRO DO PRÓXIMO ANO

Com ligeiro aumento do número de eleitores, a eleição para os dois Conselhos Tutelares de Nova Friburgo foi realizada no domingo, 2. De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Nova Friburgo, a professora Roseni de Almeida Silva, a eleição transcorreu dentro da expectativa. Foram eleitos dez candidatos, cinco para cada um dos dois conselhos friburguenses. A apuração foi realizada no mesmo dia no salão da Oficina Escola de Artes de Nova Friburgo.

A eleição para o Conselho Tutelar é facultativa, foi realizada de forma unificada em todo o Brasil e os novos conselheiros terão mandato de quatro anos. A posse será no dia 10 de janeiro do próximo ano. Em Nova Friburgo foram utilizadas as urnas eletrônicas pela primeira vez. Foram 27 delas em 19 lugares. Os dez candidatos eleitos foram Cláudia Carvalho, com 655 votos; Ana Letícia Amorim, 563; Kettellenn Machado, 546; Kevin Thurler, 543; Raquel Stelet, 524; Márcia de Andrade, 510; Kathiane Peixoto, 434; Gaspar, 406 votos; Josi Duarte, 403; e Priscila Martins, com 356 votos. Os 11 demais candidatos ficam como suplentes.

A utilização das urnas eletrônicas foi um desafio para essa eleição, porém o pleito foi tranquilo e muito dessa tranquilidade se deve aos mesários voluntários, como acentua Roseni. Ela destaca também que todas as urnas utilizadas funcionaram bem, sem problemas.

Apesar do aumento do número de eleitores, Roseni julga que ainda é um percentual que não representa a população friburguense, pois ficou na casa de 4,65% do eleitorado. É sua pretensão iniciar uma conscientização da população para a importância do voto para o Conselho Tutelar na tentativa de aumentar o número de participantes na próxima eleição.

A presidente do CMDCA salienta que o atendimento do Conselho Tutelar é ininterrupto. Os atuais conselheiros seguem trabalhando até 9 de janeiro do ano que vem e no dia 10 tomam posse os eleitos. Três candidatos se elegeram pela primeira vez: Ana Letícia (que é suplente e atuou nas férias dos atuais conselheiros); Josi Duarte e Gaspar. No próximo mês de novembro haverá uma capacitação para todos os eleitos, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O conselheiro tutelar é a pessoa que atua diretamente com a criança e o adolescente, principalmente quando têm os direitos violados. Em qualquer suspeita de violação dos direitos da criança e do adolescente o Conselho Tutelar deve ser acionado. O Conselho Tutelar do centro de Nova Friburgo funciona na Rua Mac Niven, 4, e o de Conselheiro Paulino, na Rua Sebastião Pereira da Silva, 7. O atendimento é gratuito.