PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO PARA A PAZ

 

Publicado em: 02/10/2023 17:29 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Ana Clara Gravino

Whatsapp

 

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO PARA A PAZ

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Nova Friburgo, em parceria com o Instituto Shantia, realizou na manhã desta segunda-feira, 2, no auditório do Complexo Nossa Senhora das Graças, em Olaria, a abertura do curso Educação Para a Paz que promove os parâmetros de desenvolvimento de uma intervenção conectada de Educação Para a Paz.

A ação está sendo conduzida pela educadora, mediadora de conflitos e defensora pública do Rio de Janeiro, Larissa Davidovich, e pelo educador, especialista em cultura de paz e presidente do Instituto Shantia Brasil, Leandro Uchoas. Estiveram presentes neste primeiro dia a secretária de Educação, Caroline Klein, juntamente com sua equipe técnica/administrativa, gestores e representantes das unidades escolares da rede municipal de ensino. O evento terá duração de três dias.  

O curso é fundamentado com o pensamento de autores como Ian Harris, Maria Montessori, Mahatma Gandhi e José Diaz de Cerio e trabalha os principais valores e ferramentas para se construir esses conceitos na escola, em especial as tecnologias de convivência: a comunicação não violenta (CNV), os círculos de paz, a mediação escolar, os jogos cooperativos e os cinedebates. Além disso, a capacitação também demonstra como a unidade escolar ou rede educacional pode montar um projeto de Educação Para a Paz. 

Durante o curso Educação Para a Paz os profissionais da educação puderam vivenciar momentos expositivos e algumas dinâmicas em grupos. O objetivo é estimular no ambiente escolar a incorporação das ideias e técnicas, por meio de ações e conceitos, considerando o cenário da Educação brasileira no período pós-pandemia, com o quadro de aumento das crises emocionais, como por exemplo, ansiedade e depressão, além de violência física e subjetiva e baixo rendimento cognitivo.


Imagens