OUTUBRO ROSA: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA MUTIRÃO DE AGENDAMENTO DE MAMOGRAFIAS DE RASTREAMENTO 

 

Publicado em: 29/09/2023 16:18 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Whatsapp

 

OUTUBRO ROSA: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA MUTIRÃO DE AGENDAMENTO DE MAMOGRAFIAS DE RASTREAMENTO 

Outubro Rosa é a campanha do próximo mês que alerta sobre o câncer de mama, ampliando as informações sobre prevenção e reforçando a importância do diagnóstico precoce para o combate da doença. Em Nova Friburgo, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma programação especial com atividades de orientação e mutirões de exames. 

Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, nas próximas semanas haverá um mutirão de agendamento de mamografias de rastreamento, que consiste no exame de mulheres com 50 a 69 anos, que é a idade considerada de risco, devido a maior incidência de casos. Apesar do município não ter uma fila de espera no sistema de regulação, o objetivo da gestão é oferecer o exame para mais mulheres, ampliando o acesso delas ao diagnóstico.

Entre os dias 2 e 6 de outubro serão disponibilizadas 80 vagas na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Olaria, 80 na UBS do Suspiro e 80 na UBS de Conselheiro Paulino. Entre os dias 9 e 11 de outubro, serão disponibilizadas 80 mamografias para a UBS do Cordoeira e 80 para a UBS de São Geraldo. E entre os dias 16 e 20 e entre 23 e 27 de outubro, cada Estratégia da Saúde da Família terá cinco vagas disponíveis. 

Os órgãos superiores não indicam a mamografia para mulheres com menos de 50 anos, ao menos que seja uma pessoa que tenha sintomas, histórico na família ou indicação médica. O exame é muito importante para a constatação de alguma alteração na mama, que também pode ser vigiada pelo autoexame, e para o início do tratamento, já que essa é uma doença que tem cura. Durante esse mês também acontecerão rodas de conversa nos postos da cidade promovendo informação sobre o tema e conscientização para a população sobre o câncer de mama.


Imagens