SME REALIZA MONITORAMENTO NUTRICIONAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Publicado em: 29/09/2023 16:17 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Ana Clara Gravino

SME REALIZA MONITORAMENTO NUTRICIONAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo (SME), através do Setor de Nutrição Escolar, vem realizando o monitoramento nutricional dos alunos da rede municipal de ensino coletando dados como: peso, altura e idade e classificando o estado nutricional dos alunos matriculados. O trabalho visa identificar os alunos em risco nutricional e determinar ações promotoras e preventivas de saúde.

De acordo com diagnóstico nutricional encontrado, há o esclarecimento para  responsável do aluno e orientação a unidade escolar, assim como encaminhamento para acompanhamento médico e/ou nutricional. Através desse monitoramento, é possível intervir precocemente para possíveis agravos à saúde e riscos de morbidades, especialmente com a crescente prevalência de sobrepeso/obesidade no Brasil e no mundo.

Até o momento, dos alunos avaliados pelos nutricionistas do setor, foi constatado que 23% dos alunos estão acima do peso e 7 % abaixo do peso teórico, o que vem a corroborar com os dados estatísticos apresentados pelo do Ministério da Saúde onde aponta que 23% das crianças atendidas no Sistema Único de Saúde (SUS) apresentam excesso de peso, um sinal de alerta para o risco de obesidade ainda na infância ou no futuro. Vale informar que o monitoramento realizado pela SME é uma ação contínua que visa diagnosticar o perfil epidemiológico dos alunos da rede municipal de ensino para melhor atendê-los.

Esses números reforçam a importância de termos ambientes saudáveis e promovermos a educação alimentar desde cedo evitando doenças que podem acompanhar o aluno durante o desenvolvimento e ao longo de toda a vida, afetando o desempenho escolar e aumentando o risco de vários agravos, como hipertensão e diabetes.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) desenvolvido pelo município de Nova Friburgo promove educação nutricional e segurança alimentar, através de várias ações, desde a compra dos itens que compõem a merenda escolar até a distribuição aos alunos da forma mais saudável e segura.