ELEITORES VÃO ÀS URNAS NESTE DOMINGO PARA ELEGER OS CONSELHEIROS TUTELARES

Publicado em: 29/09/2023 15:47 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Eloir Perdigão

ELEITORES VÃO ÀS URNAS NESTE DOMINGO PARA ELEGER OS CONSELHEIROS TUTELARES

Encerrado o período de campanha, 21 candidatos concorrem à eleição para as dez vagas dos dois Conselhos Tutelares de Nova Friburgo, um no Centro e outro em Conselheiro Paulino, cada um com cinco conselheiros. A eleição - unificada em todo o Brasil - ocorre neste domingo, dia 1º de outubro. Em Nova Friburgo o processo está sendo conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, tendo à frente sua presidente, a professora Roseni de Almeida Silva. A apuração será no mesmo dia e a posse está prevista para o dia 10 de janeiro de 2024.

A eleição é facultativa e aberta a todos os eleitores, que devem estar atentos, pois nem todas as seções estarão funcionando como nas eleições do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A novidade será o uso das urnas eletrônicas, cedidas pelo TRE. Serão disponibilizadas 27 urnas, em 19 locais.

O voto para conselheiro tutelar é importante, pois é a pessoa que atua diretamente com a criança e o adolescente, principalmente quando têm os direitos violados. Em qualquer suspeita de violação dos direitos da criança e do adolescente o Conselho Tutelar deve ser acionado. Sua legislação é determinada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A cada cem mil habitantes o município tem cinco conselheiros e desde 2019 Nova Friburgo tem seu segundo Conselho Tutelar, com cinco conselheiros cada um. Serão eleitos dez conselheiros e os demais candidatos ficarão como suplentes.

A ELEIÇÃO DESTE DOMINGO -     Os eleitores vão às urnas neste dia 1º de outubro no horário das 8h às 17h. Os candidatos aos dois Conselhos Tutelares de Nova Friburgo são:

10 - KEVIN THURLER; 11 - RAQUEL STELET; 12 - ANA LETÍCIA AMORIM; 13 - ELIZANGELA RODRIGUES; 14 - MARCIA DE ANDRADE; 15 - KATHIANE PEIXOTO; 16 – GASPAR; 18 - TIA GABI; 20 - CINTHIA LOPES; 21 - ANDRÉ HENRY;  22 - NATHÁLIA PALQUINHO; 23 - CLÁUDIA CARVALHO; 24 - BABI PLÁCIDO; 25 - PROFESSORA LIDIANE; 31 - PRISCILA MARTINS; 33 - AMANDA SALGADO; 40 - JEFFERSON PACHECO; 50 - JOSI DUARTE; 55 – LORRAINE; 72 – PAULA COMBAT; E 77 - KETTELLENN MACHADO.

Todo eleitor pode procurar saber onde vai votar e exercer seu voto, embora facultativo. A lista dos locais de votação pode ser acessada no site da Prefeitura de Nova Friburgo. Também se encontra exposta na Casa dos Conselhos, situada na Rua José Tessarollo dos Santos (antiga Baronesa), 70 (antigo Colégio Cêfel), no Paissandu, e no domingo estará no antigo fórum, na Praça Getúlio Vargas, 89, no Centro.

A listagem de todos os mesários que vão trabalhar na eleição do Conselho Tutelar deste domingo estará sendo publicada nesta sexta-feira, dia 29, no Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura de Nova Friburgo.