UERJ INAUGURA SALAS DE PROMOÇÃO À SAÚDE E DE APOIO À MATERNIDADE

Publicado em: 05/07/2023 17:32 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

UERJ INAUGURA SALAS DE PROMOÇÃO À SAÚDE E DE APOIO À MATERNIDADE
Secretaria Municipal de Saúde receberá encaminhamentos dos casos adequados para o SUS

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) inaugurou nesta quarta-feira, 05, a sala de Promoção da Saúde Universitária no campus de Nova Friburgo. O serviço promoverá ações regulares de saúde, atividades de prevenção e orientação e encaminhamentos adequados para a rede pública, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica.

As necessidades serão recepcionadas pelas unidades primárias, que são os postos, que darão ampla assistência e suporte às demandas dos universitários e funcionários, criando uma aproximação e um fluxo de atendimentos. O objetivo é aplicar o conceito positivo de práticas preventivas, permitindo que as pessoas aumentem o controle e autonomia sobre sua saúde através de intervenções sociais e ambientais projetadas para promover a qualidade de vida de cada pessoa.

Outro ambiente inaugurado hoje foi a sala de Apoio à Maternidade, que oferece um local adequado, confortável, acolhedor e apropriado para a amamentação, retirada e o armazenamento do leite de alunas e servidoras que são mães e precisam amamentar seus filhos. A proposta segue as recomendações dos órgãos federais e estaduais de saúde, bem como a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, que é destaque com o Hospital Maternidade Doutor Mário Dutra de Castro, o qual pertence à rede cegonha, e a Atenção Básica, que possui unidades amigas da amamentação.