JULHO AMARELO: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

 

Publicado em: 03/07/2023 16:20 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Whatsapp

 

JULHO AMARELO: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

O mês de julho coloca em foco a luta contra as hepatites virais. Consideradas como inflamações no fígado, podem ser causadas por vírus, uso de medicamentos, álcool ou algumas drogas e por doenças metabólicas ou genéticas. 

Dentre os sintomas mais comuns estão: cansaço, febre, mal-estar, enjoo, tontura, vômito, dor abdominal e olhos amarelados. O diagnóstico é realizado através de exame, que sinaliza ainda qual tipo de hepatite a pessoa está. Confira os tipos:

-Hepatite A: é o tipo com maior número de casos e está relacionado à higiene e ao saneamento básico;
-Hepatite B: atinge por via sexual e contato sanguíneo;
-Hepatite C: a principal forma de transmissão é sanguínea. Esse tipo pode causar cirrose e câncer de fígado;
-Hepatite D: causada por vírus e ocorre em pacientes infectados com o tipo B;
-Hepatite E: causada por vírus e transmitida por via digestiva.

As prevenções variam para cada hepatite, mas, no geral, os cuidados são os mesmos: lavar as mãos com frequência, utilizar água tratada, cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, usar preservativos e, na maioria dos casos, estar com a vacinação em dia.

A campanha Julho Amarelo trabalha a conscientização sobre a doença, orientando sobre a transmissão e a prevenção. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa IST/AIDS/Hepatites Virais de Nova Friburgo, está concluindo um calendário de ações que será divulgado nos próximos dias.


Imagens