JOGOS FLORAIS DE NOVA FRIBURGO VOLTAM A SER REALIZADOS NO FINAL DE MAIO

Publicado em: 22/05/2023 16:34 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Eloir Perdigão

JOGOS FLORAIS DE NOVA FRIBURGO VOLTAM A SER REALIZADOS NO FINAL DE MAIO

A tradição voltou para o mês de maio. Nos dias 26, 27 e 28 serão realizados os LXIV Jogos Florais de Nova Friburgo. As atividades ocuparão diversos espaços da cidade, como a Academia Friburguense de Letras, Espaço Arp, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Capela Santo Antônio e a Usina Cultural Energisa.

A programação prevê para a sexta-feira, 26, às 15h, a recepção aos trovadores e a inauguração simbólica da Alameda das Trovas Eduardo Rodrigues, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, junto ao Centro de Turismo. Às 19h será realizada a Noite dos Magníficos Trovadores e a apresentação da Musa dos Jogos Florais. No mesmo evento haverá o lançamento do livro "SOS", de Renata Paccola, e a premiação da categoria Magníficos Trovadores, na sede da CDL, situada na Rua Fernando Bizzoto, 39, no Centro.

Para o sábado, 27, às 9h, está prevista a Oração dos Trovadores na Capela Santo Antônio, na Praça do Suspiro; 10h, visita ao espaço histórico da Fonte do Suspiro e a Praça dos Trovadores Rodolpho Abbud; e 11h, visita ao Espaço Arp. Às 18h será realizada a noite festiva. Na abertura, o programa Show de Trovas; 19h, apresentação do Coral Cantomusarte; e às 19h30, premiação do concurso local de trovas, na Usina Cultural Energisa, que fica na Praça Getúlio Vargas, 55, no Centro.

O programa de domingo, 28, terá lugar na Academia Friburguense de Letras, onde às 9h haverá a sessão de entrega de prêmios do concurso em homenagem ao bicentenário teuto, os concursos nacional, internacional e de novatos, seguindo-se o encerramento dos LXIV Jogos Florais 2023.

Todas as atividades terão entrada franca. A realização é da União Brasileira de Trovadores – Seção Nova Friburgo (UBT-NF) e da Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Vale lembrar que os Jogos Florais de Nova Friburgo são considerados Patrimônio Cultural/Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.