PREFEITURA AVANÇA EM ESTUDO QUE SERVIRÁ DE BASE PARA O PLANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

 

Publicado em: 23/03/2023 17:27 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Fernando Moreira

Whatsapp

 

PREFEITURA AVANÇA EM ESTUDO QUE SERVIRÁ DE BASE PARA O PLANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Subsecretaria Municipal de Serviços Concedidos, vinculada à Secretaria Municipal de Governo, segue trabalhando intensamente no desenvolvimento do estudo de Modelagem da Concessão do Serviço Público de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos em Nova Friburgo, que tem como objetivo principal a execução de serviços de apoio para a elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), que baseará a elaboração de estudos para a concessão do serviço na cidade. 

Ainda no ano passado, a Prefeitura de Nova Friburgo contratou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para desenvolver o estudo, que foi dividido em cinco etapas. São elas:

Etapa 1 — Plano de Trabalho; 
Etapa 2 — Diagnóstico do serviço de manejo de resíduos e limpeza urbana;
Etapa 3 — Atualização do serviço de manejo de resíduos e limpeza urbana;
Etapa 4 — Minuta do edital de licitação; 
Etapa 5 — Acompanhamento do edital.

Atualmente, o estudo encontra-se na Etapa 2. Ao final de todos estes estágios, será concretizado o Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, que servirá como base para a futura licitação do serviço concedido. Cabe ressaltar que há um contrato vigente com a Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA) e os procedimentos preparatórios estão em andamento para que a nova licitação ocorra em breve.