NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA, NOVA FRIBURGO CELEBRA AVANÇOS NO SANEAMENTO BÁSICO

Publicado em: 22/03/2023 17:51 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Fernando Moreira

NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA, NOVA FRIBURGO CELEBRA AVANÇOS NO SANEAMENTO BÁSICO

Nesta quarta-feira, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. A data visa conscientizar e inspirar ações para enfrentar a crise global de água e saneamento, em que 2 bilhões de pessoas ainda vivem sem acesso à água potável, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Nova Friburgo, no entanto, vai na contramão e, nos últimos anos, tem apresentado significativos avanços no que se refere ao saneamento básico no Município.

A Prefeitura de Nova Friburgo (poder concedente), através do contrato de concessão que hoje está a cargo da empresa Águas de Nova Friburgo, cuja fiscalização e acompanhamento competem à Subsecretaria Municipal de Serviços Concedidos, vinculada à Secretaria Municipal de Governo, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, considerando a área de abrangência do contrato, que é a zona urbana do Município, atingiu a marca de 99,9% de atendimento de água e 96,44% de esgoto coletado.

Desde que passou a vigorar o atual contrato, em 2009, que já está alinhado ao novo Marco Legal do Saneamento Básico, que estabelece metas de atendimento de 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto até este ano de 2023, Nova Friburgo passou de zero para mais de 8 bilhões de litros de esgoto tratado por ano.

Ao todo, 12 sistemas de abastecimento produzem cerca de 35 milhões de litros de água por dia e fornecem água de qualidade para praticamente 100% da população urbana do Município.

Qualquer cidadão que flagrar irregularidades no saneamento básico podem encaminhar a denúncia através da plataforma ‘Fala BR’, do Governo Federal (https://falabr.cgu.gov.br/publico/RJ/NovaFriburgo/Manifestacao/RegistrarManifestacao), por meio da Ouvidoria do Município, no email ouvidoria.novafriburgo@gmail.com, ou pelo Whatsapp (22) 2525-0244, ou presencialmente, na Avenida Alberto Braune, na antiga Rodoviária Leopoldina, ao lado da sede da Prefeitura. As denúncias também podem ser encaminhadas diretamente à Secretaria Municipal de Governo, através do email secgovnf@gmail.com.