COLETORES DE ÓLEO DE COZINHA SÃO INSTALADOS NA SEDE DA PREFEITURA

Publicado em: 16/03/2023 17:53 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Eloir Perdigão

COLETORES DE ÓLEO DE COZINHA SÃO INSTALADOS NA SEDE DA PREFEITURA

Através de uma parceria entre a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Semmadus) e de Serviços Públicos, e a concessionária Águas de Nova Friburgo, três coletores de óleo de cozinha usado foram instalados na manhã desta quinta-feira, 16. Chamados de ponto de entrega voluntária de óleo de cozinha, um deles fica na sede da Semmadus, na Avenida Alberto Braune, 223, antiga Rodoviária Leopoldina, outro no pátio da prefeitura e o terceiro foi instalado no restaurante popular, também na sede do governo municipal. Participaram da instalação dos coletores a secretária de Meio Ambiente, Andréa Duque Estrada, o secretário de Serviços Públicos, Marcelo Silva, ambos acompanhados por integrantes de suas equipes de trabalho, e o líder de sustentabilidade da Águas de Nova Friburgo, Bernardo Vecci.

SERVIDORES E POPULAÇÃO – A secretária de Meio Ambiente salientou que, além dos servidores municipais, outras pessoas também podem depositar suas garrafas de óleo nos pontos de entrega instalados. Ela anunciou que uma campanha está sendo iniciada junto aos funcionários da prefeitura para que levem seus recipientes de óleo, normalmente uma garrafa pet, e depositem em um dos coletores.

De acordo com o volume depositado, funcionários da Águas de Nova Friburgo irão fazer o recolhimento do óleo. “Isso vai ajudar na diminuição do óleo jogado no ralo da pia, o que acaba danificando as instalações hidráulicas e poluindo os rios, prejudicando o próprio trabalho de tratamento feito pela Águas de Nova Friburgo”, observou Andréa.

PASTA DE SABÃO – A parceria entre a Prefeitura de Nova Friburgo e a Águas de Nova Friburgo para coleta de óleo de cozinha usado teve início no Carnaval passado, quando foi alcançado um grande resultado, como salienta Bernardo Vecci. Agora a parceira segue com a instalação dos três pontos na prefeitura. O líder de sustentabilidade da concessionária diz que a implantação dos novos coletores alcança dois ângulos, tanto a responsabilidades ambiental quanto a social. Todo o óleo de cozinha a ser coletado vai ser transformado em pasta de sabão, que será doada às entidades de caridade da cidade. Para cada dois litros de óleo é obtido meio quilo de pasta de sabão. “A gente consegue diminuir o impacto ambiental nos nossos rios e também ajudar as pessoas”, diz Bernardo.

De acordo com o representante da Águas de Nova Friburgo, novos coletores serão instalados em outros pontos da cidade e parcerias continuarão sendo firmadas com associações de moradores para o recolhimento do óleo e produção da pasta de sabão.

Então vamos contribuir com o meio ambiente e reciclar o óleo! Para participar dessa ação é muito simples:

1. Deixe o óleo esfriar;
2. Armazene em uma garrafa PET;
3. Leve a garrafa fechada e deposite em um dos Ponto de Entrega Voluntária – PEV

Pronto, você fez a sua parte!